in

Stef com forte crescimento em 2018

2018 foi caracterizado por bons resultados para a Stef, grupo que fortaleceu as suas posições como “pure player”, entrando no mercado do congelado em Itália, consolidando a sua posição de líder no mercado francês dos produtos do mar e reforçando o seu dispositivo através da criação de seis novas instalações estratégicas.

Os resultados foram, no entanto, afetados, no final do ano, pelas dificuldades de circulação associadas ao conturbado contexto social em França, assim como pela consolidação, ainda em curso, da sua posição nos Países Baixos, na Suíça e na atividade de restauração em França.

A atividade de transporte em França registou um ano “excecional”, graças a um crescimento sustentado. Os esforços de estruturação da atividade de restauração e o aumento significativo do custo da energia afetaram os resultados da atividade logística. As atividades internacionais viveram um ano de forte evolução, com investimentos significativos destinados a reforçar a rede de transportes na Europa e na estruturação das atividades na Suíça alemã. As atividades marítimas, por sua vez, registaram um ligeiro aumento do tráfego de passageiros, sendo que a atividade de frete se manteve constante.

Durante o período, a margem operacional permaneceu estável, em 4,7% do volume de negócios, excluindo as vendas realizadas por conta de terceiros. O grupo aumentou os seus fundos próprios, passando de 628 para 695 milhões de euros, e duplicou os seus investimentos, que ascendem a 350 milhões de euros, reduzindo, simultaneamente, o custo do seu endividamento. “2018 foi um bom ano em termos de desenvolvimento de negócio, mas um ano mais díspar em termos de resultado operacional. Perante um contexto de crescimento moderado em 2019, o grupo decidiu centrar-se na melhoria da qualidade de serviço, na aceleração da sua estratégia de especialização e em continuar no reforço da sua rede de transportes na Europa”, afirma Jean-Pierre Sancier, diretor geral da Stef.

 

Evolução dos orgãos de governo em 2019

Tendo em conta a renúncia de Francis Lemor e Jean-Pierre Sancier na renovação dos seus cargos, o Conselho de Administração decidiu agregar os cargos de presidente e de diretor geral. Na próxima assembleia geral, Stanislas Lemor será nomeado presidente diretor geral do grupo e Marc Vettard será nomeado diretor geral delegado a cargo das operações.

Smart TVs estão a tornar-se no novo alvo dos cibercriminosos

Insolvências aumentam mais de 5% no 1.º trimestre