in

Sonae vende 24,99% da Sonae MC à CVC Strategic Opportunities por 528 milhões

Acordo avalia unidade de retalho alimentar em cerca de 2,4 mil milhões de euros

Continente

A Sonae estabeleceu um acordo com a CVC Strategic Opportunities para a venda de uma posição minoritária de 24,99% na Sonae MC, por um montante de 528 milhões de euros, acrescido de um pagamento contingente diferido de até 63 milhões de euros.

Estamos entusiasmados com esta parceria de longo prazo com a CVC Strategic Opportunities, pois acreditamos que fortalecerá ainda mais a Sonae MC e sua estratégia de crescimento. Esta parceria com um dos investidores institucionais mais bem-sucedidos do mundo valida o sólido histórico de desempenho da Sonae MC e da sua equipa, especialmente após os desafios colocados pela pandemia. Na Sonae, estamos muito orgulhosos da jornada da Sonae MC e entusiasmados com a oportunidade de continuar a apoiar seu crescimento”, comenta Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

 

Investimento

De acordo com o comunicado, a CVC Strategic Opportunities está a investir na Sonae MC com um horizonte de investimento de longo prazo e irá trazer a sua experiência no sector do retalho, bem como o seu longo de apoio a iniciativas de crescimento orgânico e inorgânico. “A CVC Strategic Opportunities tem o prazer de investir na Sonae MC como o principal retalhista alimentar em Portugal e de estabelecer uma parceria com a Sonae SGPS e a família Azevedo. Sob a liderança de Luís Moutinho, o Continente desenvolveu ofertas de excelência para todas as famílias portuguesas e estabeleceu uma forte fidelização e envolvimento dos clientes, tanto nas lojas como online. Estamos ansiosos para trazer a experiência da CVC para alimentar o seu crescimento a longo prazo e sucesso contínuo”, afirma Jan Reinier Voûte, Co-Head da CVC Strategic Opportunities.

 

Transação

A transação agora anunciada envolve a venda de 24,99% do capital social da Sonae MC por um montante em 528 milhões de euros.

Além deste montante, o acordo prevê o pagamento contingente diferido de até cerca de 63 milhões de euros à Sonae, o que pode elevar o “equity value” de 100% do capital social da Sonae MC até cerca de 2,4 mil milhões de euros e o Enterprise Value acima de quatro mil milhões de euros, correspondendo a um múltiplo Enterprise Value /EBITDA de 7,7 vezes, com base nos resultados dos últimos 12 meses.

A operação deverá ser concluída durante o mês de agosto e não está sujeita a quaisquer condições prévias.

A Sonae foi assessorada, nomeadamente, pela Goldman Sachs International, como consultor financeiro exclusivo, e pelo escritório de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares Da Silva & Associados – Sociedade De Advogados e pela Deloitte Corporate Finance.

Geração Z

Consumidores exigem alteração do sistema alimentar para aceder a opções mais saudáveis e sustentáveis

Brasmar

Brasmar moderniza imagem