in ,

Sonae MC investe 50 milhões na distribuição

Mais 25 mil metros quadrados de operação

Com 235 mil metros cúbicos, o novo edifício do Centro de Distribuição da Sonae MC, inaugurado esta quinta-feira, dia 14 de outubro, na Azambuja pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é o maior entreposto refrigerado em Portugal.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes Claúdia Azevedo, CEO da Sonae, Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, Miguel Águas, administrador da Sonae MC, João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia, e Silvino Lúcio, atual vice-presidente da Câmara Municipal da Azambuja e futuro autarca.

 

Investimento

O projeto resulta de um investimento da Sonae MC na expansão dos entrepostos da Azambuja e da Maia, este último previsto para 2022, em cerca de 50 milhões de euros, entre estrutura e equipamentos.

A expansão do Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja criou mais 300 novos postos de trabalho e vem aumentar a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região Centro e Sul do país.

Com um total de 70 mil metros quadrados, o Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja permite receber e armazenar produtos do país inteiro, sem perderem a frescura, e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores. Diariamente, saem mais de nove mil paletes de produtos para abastecer as lojas Continente.

O projeto de ampliação do entreposto da Azambuja inclui a integração do novo Centro de Pescado, que recebe toda a operação que se encontrava em Santarém e aumenta a capacidade de abastecimento. Integra, ainda, a nova unidade de acondicionamento e preparação do peixe refrigerado, incluindo bacalhau salgado. O objetivo da Sonae MC é concentrar o envio dos produtos frescos das lojas do sul do país no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das lojas em 24 horas.

A expansão do entreposto na Azambuja suporta decisivamente o reforço da nossa posição de líderes de mercado, dando melhor resposta aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Com este novo edifício conseguimos melhorar as condições em que mais de 1.100 pessoas aqui trabalham, através da melhoria das condições ergonómicas das suas funções e da qualidade das zonas sociais. Permite-nos, ainda, um maior volume de produção, rapidez e frescura na entrega às nossas lojas e garante uma melhoria substancial da sustentabilidade na operação, evitando a produção de mais de duas mil toneladas de CO2, entre produção elétrica e otimização de rotas de transportes”, afirma Miguel Águas, administrador da Sonae MC.

 

Projeto

O novo entreposto foi construído com preocupações sustentáveis, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação, permitindo a certificação internacional LEED Gold (Leadership In Energy & Environmental Design) pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis. O novo edifício está equipado com sistemas de refrigeração e isolamento mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do ambiente.

A entrega conjunta de produtos frescos permite fazer menos 20% de entregas às lojas, uma redução de 1,4 milhões de quilómetros percorridos por ano e o equivalente a uma poupança de 1.100 toneladas de CO2 por ano,

No desenho do edifício estão também reunidas as condições necessárias para a implementação de sistemas automatizados, que poderão vir a tornar-se uma realidade num futuro muito próximo.

Com 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh, a Sonae MC, através da Elergone Energia, assegura 30% da potência da central fotovoltaica da Azambuja. Com 20 mil metros quadrados de área, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica e evita, anualmente, a produção de mais mil toneladas de CO2.

A logística da Sonae MC é constituída por cinco entrepostos, com 200 mil metros quadrados de área e onde trabalham 2.500 colaboradores. Circulam anualmente 300 milhões de caixas, que são entregues a cerca de 1.300 lojas em Portugal.

Publicidade

Confagri

Sector agroalimentar da União Europeia enfrenta aumento dos preços das matérias-primas

Omnicanal

Omnishopper é o consumidor mais valioso