in

Sonae alcança vendas de 4,85 mil milhões de euros no retalho em 2015

As vendas conjuntas das unidades de retalho da Sonae cresceram 0,7%, para os 4.850 milhões de euros, em 2015. De acordo com a empresa, todas as unidades contribuíram positivamente para o aumento das vendas. “Este desempenho foi alicerçado na melhoria da proposta de valor, no sucesso dos novos conceitos de loja, na aposta no omnicanal e na crescente internacionalização das insígnias da Sonae”, diz o grupo retalhista liderado por Paulo Azevedo em comunicado.

A Sonae MC, a área de retalho alimentar, registou um desempenho crescente ao longo do ano, com o volume de negócios a aumentar 1,8%, para 941 milhões de euros, no último trimestre, beneficiando da campanha de Natal do Continente. Em dezembro esse crescimento foi 1% no universo comparável de lojas, correspondendo a um aumento do volume de negócios de 3,4%. No global do ano, o volume de negócios da Sonae MC alcançou os 3.490 milhões de euros, registando um acréscimo de 0,8% face ao ano anterior.

Em 2015, a área de retalho alimentar reforçou a sua presença no eixo da proximidade, com a abertura de 11 novas lojas Continente Bom dia e dois Continente Modelo. Além disso, superou o objetivo de 200 lojas Meu Super no final do ano, ao alcançar os 205 pontos de venda. Insígnia cujas vendas registaram um crescimento de 5,7% no universo comparável de lojas.

O segmento do “e-commerce”, por sua vez, aumentou o volume de negócios em 7,9% em 2015. Já a Sonae SR, a área de retalho especializado, registou em 2015 um crescimento de 4,1% das vendas consolidadas por metro quadrado, tendo as vendas internacionais aumentado 5,1% em termos absolutos, para os 378 milhões de euros, e 12,1% por metro quadrado. No global do ano, o volume de negócios da Sonae SR totalizou os 1.294 milhões de euros, crescendo 0,4% face ao ano anterior.

A Worten reforçou a sua posição de liderança em 0,6 pontos percentuais em Portugal, registando, no quarto trimestre, um crescimento de 3,4% das vendas numa base comparável. A nível internacional, as áreas de retalho da Sonae prosseguiram com a sua expansão e entraram em novos mercados através de lojas próprias, franchising e exportação de produtos. Durante o ano de 2015, a Sonae SR reforçou a sua internacionalização, tendo concretizado a aquisição da Losan, em novembro, uma empresa especializada em “wholesale” de vestuário de criança com uma forte presença internacional.

Globalmente, no ano passado, a Sonae abriu 96 lojas a nível mundial e entrou em oito novos países. A Sport Zone entrou na Índia e em França, a MO na Arábia Saudita e a Zippy no Chipre, Curdistão, Equador, Filipinas, Líbia, Moçambique e Tunísia.

Publicidade

Publicidade

Cersul quer impulsionar mercado de cereais e oleaginosas em Portugal

Centromarca e Universidade Católica debatem e-Commerce no grande consumo