in

Solução desenvolvida pela Bosch é finalista do Prémio Europeu de Logística

A plataforma de gestão logística iFloW, desenvolvida pela Bosch em Braga, foi uma das seis finalistas do Prémio Europeu de Excelência Logística, entregue pela Associação Europeia de Logística.

A solução iFloW chamou a atenção do júri do maior prémio europeu de logística uma vez que é a primeira plataforma online a permitir o acompanhamento em tempo real da localização de matérias-primas. Desenvolvida em parceria com a Universidade do Minho, no âmbito do projeto Human Machine Interface Excellence (HMI), esta plataforma tem como objetivo uma maior eficácia na troca de informações e rastreabilidade das matérias-primas, em tempo real, entre a Bosch, fornecedores e transportadores durante toda a janela temporal e espacial do frete.

A unidade da Bosch em Braga tem algumas centenas de fornecedores, divididos por três regiões geográficas, sendo que esta fábrica conta com aproximadamente 2,5 mil milhões de toneladas de fretes. A utilização da plataforma iFlow permitiu um aumento de produtividade de 10% entre os planeadores logísticos em atividades de track & trace.

Com tecnologias avançadas que permitem automatizar e integrar a troca de informações em tempo real, a solução está alinhada com os princípios da Indústria 4.0, cuja informação é já fornecida pelas principais transportadoras a nível mundial. “O próximo passo será integrar a iFlow numa solução standard no Grupo Bosch e desenvolvê-la ainda mais ao aumentar o número de funcionalidades e a alargar a sua abrangência”, realça Isabel Gonçalves, vice-presidente da logística na divisão Car Multimedia da Bosch.

Recorde-se que a solução iFloW foi premiada em outubro passado na edição nacional do Prémio de Excelência Logística (PEL), atribuído pela APLOG em parceria com a revista Logística Moderna.

Publicidade

McDonald’s lança serviço de entrega ao domicílio em Espanha

DIA amplia a sua parceria com a Amazon