in

Smurfit Kappa investe na abordagem circular na Europa

Smurfit Kappa

A Smurfit Kappa continua a fazer progressos no seu plano de investimento na Europa, visando otimizar a produção nas suas fábricas e reduzir a sua pegada de CO2. Desta vez, investiu 11,5 milhões de euros para completar um projeto de sustentabilidade em grande escala na sua fábrica de papel em Zülpich, Alemanha, o que reduz significativamente as suas emissões de CO2 ao redesenhar a sua caldeira multicombustível para fornecer uma fonte de combustível mais sustentável para a produção de vapor e eletricidade.

A fábrica, que produz cerca de 500.000 toneladas de papel por ano, passou assim a funcionar com uma combinação do seu próprio biogás, que é um subproduto da sua instalação circular de tratamento de água, gás natural e materiais residuais (os chamados “resíduos” produzidos no processo de reciclagem de papel que de outra forma seriam considerados resíduos). Este investimento permitiu assim à Smurfit Kappa reduzir as emissões de CO2 na fábrica em mais de 25%, o que se traduz numa poupança anual de 55.000 toneladas de CO2. Um número muito significativo, uma vez que representa uma redução de 2% nas emissões globais de CO2 da empresa.

 

Abordagem circular

A abordagem circular de Zülpich terá também um impacto positivo nas outras fábricas de papel da empresa, tais como Parenco e Roermond na Holanda, cujos resíduos se tornaram uma valiosa fonte de combustível para a caldeira da fábrica alemã recentemente renovada.

Pim Wareman, CEO da Smurfit Kappa Recycled Paper Cluster, acrescentou: “a introdução desta caldeira multicombustível de última geração é mais um exemplo de como a sustentabilidade faz parte do ADN da Smurfit Kappa. O projeto demonstra que a eficiência económica e a sustentabilidade não são de modo algum incompatíveis, mas podem andar de mãos dadas, levando a fábrica por um caminho muito positivo“.

Andreas Zeitlinger, diretor geral da fábrica de papel de Zülpich, acrescentou: “estamos encantados por ter esta nova caldeira de alto desempenho em funcionamento. Este investimento reforçou o nosso compromisso para com um modelo de negócio circular. Ao converter os fluxos secundários do processo de fabrico de papel, tais como resíduos e biogás, em vapor e eletricidade, estamos no bom caminho para atingir os nossos objetivos de sustentabilidade“.

Susana Amaya, Quality & Food Safety & Sustainability na Smurfit Kappa Spain, Portugal e Marrocos, diz: “investimentos como este mostram que estamos no caminho certo para atingir os nossos objetivos de sustentabilidade. O nosso objetivo para 2030 é conseguir uma redução de 55% das nossas emissões de CO2 fóssil e pelo menos zero emissões líquidas de CO2 até 2050. Marcos validados pela iniciativa “Science Based Targets” como estando de acordo com o Acordo de Paris”.

Ervideira

Ervideira fecha o primeiro semestre do ano com mais de 1 milhão de euros de faturação