A Smurfit Kappa vai investir mais de 25 milhões de euros na sua fábrica de Pruszkow, situada na região central da Polónia. O espaço será ampliado até aos 37.500 metros quadrados, convertendo-se, desta forma, na maior fábrica da empresa na Polónia e numa das suas maiores instalações na Europa.
O projeto incluirá a instalação de uma nova caneladora de alta tecnologia, novos equipamentos de transformação, a sua otimização logística e um armazém de produtos acabados com capacidade para 12 mil paletes. Além disso, também se converterá numa fábrica mais sustentável, pois reduzirá as emissões de CO2 em aproximadamente 55 toneladas ao ano.
25 novos postos de trabalho
Graças a este investimento, a Smurfit Kappa vai promover a criação de 25 novos postos de trabalho na fábrica, a qual, depois de concluída, terá mais de 230 colaboradores. Está previsto que as obras se iniciem em julho deste ano e terminem durante 2022.
Saverio Mayer, CEO da Smurfit Kappa Europa, garante que “este importante investimento reflete o compromisso da Smurfit Kappa em continuar a reforçar a sua liderança na Europa e com o seu posicionamento estratégico na Polónia e Europa de Leste. A fábrica de Pruszkow é fundamental para o nosso negócio, pelo que esta ampliação nos irá permitir continuar a satisfazer as necessidades evolutivas dos nossos clientes, novos e já existentes, em sectores-chave, de uma forma eficiente e sustentável”.
Entre esta carteira de clientes incluem-se algumas das principais marcas nacionais e internacionais de sectores como os da alimentação e bebidas de grande consumo.
Este projeto faz parte do novo programa de investimento da empresa, implementado após o aumento de capital de 660 milhões de euros que a Smurfit Kappa realizou em novembro de 2020.