in

Smurfit Kappa desenvolve solução sustentável e biodegradável de cartão canelado

A Smurfit Kappa desenvolveu para um dos seus clientes um punnet para uvas, resistente, amigo do ambiente e de montagem fácil. Uma solução que cumpriu o desafio de levar para o ponto de venda e para a casa do consumidor final, cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, uma embalagem reciclável e biodegradável, mas ao mesmo tempo resistente à cadeia de fornecimento, fácil de montar, atrativa e que melhorasse a imagem de marca do cliente no linear.

Até agora, este cliente tinha apresentado o seu produto no ponto de venda em embalagens não biodegradáveis que deixavam ver o conteúdo, mas que não mostravam a sua imagem de marca e prejudicavam o ambiente.

Consciente do problema criado por este tipo de embalagens para os oceanos e o planeta em geral, recorreu à Smurfit Kappa que, depois de analisar os seus requisitos, apresentou uma solução fabricada em cartão canelado que cumpria todos os seus requisitos de sustentabilidade, resistência e inovação.

Raul Andre, General Manager da Smurfit Kappa Celpack, assegurou que “depois de ouvirmos a problemática e os principais requisitos do cliente em termos de sustentabilidade e imagem, desenhamos uma solução com um aspeto simples e agradável, fabricada em cartão canelado branco para poder plasmar a sua imagem de marca em impressão flexográfica a cores. O seu grau de satisfação é muito elevado, o que nos levou a produzir uma grande quantidade destes punnets para uvas“.

Por um mundo mais sustentável

Segundo um estudo realizado pela Smurfit Kappa a 1.200 consumidores de uma importante marca europeia, 75% destes reconheceu que preferia alternativas de embalagens à base de papel em relação às fabricadas com produtos não biodegradáveis, cujos resíduos se acumulam nos oceanos, colocando em risco o futuro do planeta. Estes resíduos representam um verdadeiro problema para a UE, que exporta 50% de todos os que são recolhidos no seu território. Em números, no velho continente, a recolha de resíduos de embalagens de papel e cartão canelado é de 93% e a sua taxa de reciclagem de 85%, enquanto a recolha dos resíduos não biodegradáveis é de 74%, ficando a sua reciclagem em 42%.

A empresa está consciente deste problema, pelo que, em 2018, colocou em marcha a iniciativa Better Planet Packaging para abrir o futuro à embalagem sustentável e defender a economia circular, na qual a reciclagem adquire uma grande importância. Assim, melhora continuamente a forma como desenha e recolhe os resíduos de embalagens através das suas centrais de reciclagem, reutilizando mais de 90% deste material, graças ao seu modelo de negócio, e comprometendo-se ativamente com os seus clientes e parceiros para aumentar ainda mais esta taxa de reciclagem até conseguir eliminar todos os resíduos evitáveis do seu sistema de produção e limitar qualquer envio para aterros.

Estes punnets para uvas desenvolvidos pela Smurfit Kappa cumprem na perfeição os requisitos desta iniciativa sobre sustentabilidade, já que são recicláveis, renováveis e fabricados da forma mais sustentável possível, com uma pegada ambiental mínima e causando um menor impacto em toda a cadeia de valor. As suas fibras podem ser recicladas muitas vezes e são biodegradáveis depois da sua última utilização.

Makro é fornecedor oficial do festival Chefs on Fire em Portugal

AliExpress passa a oferecer devoluções gratuitas