in

Santos e Vale aposta na autossuficiência energética

De um total de 17 plataformas da Santos e Vale a nível nacional, são já seis as que têm equipado um sistema de captação de energia fotovoltaica, que permitirá uma diminuição da pegada ecológica da empresa.

Este sistema irá poupar ao ambiente mais de mil árvores todos os anos. “Temos uma política ambiental muito bem definida para os próximos anos. Queremos ser o operador logístico em Portugal com maior crescimento económico, mas com o menor impacto no ambiente. Sabemos que não vamos mudar o mundo, mas o pouco que consigamos fazer pelo ambiente, apesar do enorme custo associado, sabemos que estamos a fazer pelos nossos filhos”, refere Joaquim Vale, administrador da Santos e Vale.

Com uma produção média diária de mais de 260 kWh, o sistema cobrirá para já, 70% das necessidades energéticas da empresa. No final do ano, a empresa estima uma produção de mais de 90 mil kWh, o equivalente à captação de CO2 de mais de mil árvores durante 10 anos, todos os anos.

Para além desta iniciativa, a política Ambiental da Santos e Vale inclui várias ações para promover a economia circular e o desperdício zero em todas as áreas da empresa. O principal objetivo é tentar otimizar todos os processos no sentido de utilizar, gastar e poluir menos.

Publicidade

Publicidade

Xavier Aliaga substitui Francesc Sunyer na direção da divisão de Business Systems da Epson Ibérica

XXVI Talhas integra portfólio da Vinalda