in

República Checa é o país com mais e-commerce por habitante

A República Checa é o país com mais e-commerce per capita, segundo dados recolhidos pela DHL. Com um mercado online em pleno crescimento, no ano passado gerou um volume de negócios de 2.091 milhões de euros e as previsões indicam que continue a crescer a um ritmo de 12% ao ano até 2020. 

Atualmente, 84% dos lares checos têm acesso à Internet e 6,4 milhões de internautas são compradores online, ou seja, 65% da população do país. Este valor está ligeiramente abaixo da média da União Europeia.

Os checos compram sobretudo eletrónica de consumo (15%), produtos multimédia (10%), roupa e calçado (6%), cuidados pessoais e beleza (6%) e eletrodomésticos (5%) e gastam uma média de 289 euros anuais. Concretamente, a República Checa é líder na Europa nas vendas pela Internet de produtos técnicos ou mão alimentares e, no ano passado, mais de 43% das vendas destes produtos foram feitas online, de acordo com os dados GfK e Confederação Checa do Comércio e Turismo citados pela DHL. 

Atualmente com o maior número de e-commerce per capita da Europa, na República Checa existem cerca de 40.100 lojas online, oferta que deverá crescer ainda mais nos próximos anos. Do total de compradores online, apenas 18% fazem compras transfronteiriças, principalmente em sites da Alemanha, Polónia, Eslováquia, Holanda e Áustria.  As webs mais populares para compras para os checos são nacionais, nomeadamente a Heureka, Alza, Bazos e SBazar e só na quinta posição aparece a chinesa Aliexpress, plataforma do Grupo Alibaba. 

Publicidade

Publicidade

Regulador exige compromissos extensivos para aprovar a compra da Asda pela Sainsbury’s

Comissão Europeia aprova aliança entre a Pizza Hut e a Telepizza