Reduzir o plástico nas embalagens é uma parte importante da estratégia de sustentabilidade da indústria da moda

Hydropol

Um novo estudo realizado pela Aquapak Polymers, uma empresa especializada em tecnologias de materiais à base de polímeros, junto de executivos seniores que trabalham para marcas de moda e retalhistas no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, revela que 12% espera que os seus negócios sejam totalmente circulares dentro de um a dois anos.

A pesquisa também apurou que 34% espera atingir esse objetivo dentro de dois a três anos e 31% dentro de três a quatro anos. Um quinto espera atingi-lo dentro de quatro a cinco anos.

Quase um terço (32%) dos inquiridos classificou a estratégia para tornar o seu negócio totalmente circular como excelente, mais de metade (54%) disse que era boa e 14% descreveu-a como média, sugerindo que há margem para melhorias.  Quando se trata de liderança em sustentabilidade, mais de metade (54%) descreveu seu negócio como líder de mercado e inovador, 39% disse que era mediano e a seguir os líderes e 7% descreveu-o como retardatário.

Os resultados também mostram que, enquanto 49% disse que a sustentabilidade é considerada altamente importante para o sucesso dos seus negócios, apenas 21% descreveu a qualidade da eficácia da sua estratégia e programa de sustentabilidade como excelente.  Mais de um terço (37%) dos inquiridos afirmou que a redução do uso de plástico de polietileno nas embalagens é uma parte muito importante da sua estratégia de sustentabilidade.

“O nosso estudo mostra que a economia circular e a sustentabilidade são prioridades para conselhos e executivos seniores da indústria da moda, embora apenas metade pense que os seus negócios estão na vanguarda da mudança, quando se trata de inovação e liderança de mercado. Tem havido uma aceleração das novas tecnologias no sector, pelo que a oportunidade para as marcas intensificarem e liderarem a indústria está aí para ser aproveitada”, afirma Mark Lapping, CEO da Aquapak.

 

Hydropol

Para ajudar a reduzir a poluição das embalagens de plástico, a Aquapak desenvolveu o Hydropol, um novo polímero que é solúvel e não tóxico para a vida marinha. Pode ser usado como uma alternativa ao plástico convencional, numa ampla variedade de aplicações, pois fornece a mesma funcionalidade e desempenho, mas sem os problemas ambientais associados. Atualmente, é usado para fazer produtos como sacos de vestuário, oferecendo todas as características necessárias dos “polybags” tradicionais.

De acordo com a Aquapak, os sacos em Hydropol podem ser eliminados em fluxos de resíduos domésticos existentes, sem contaminar outros produtos recicláveis, ou ser dissolvidos imediatamente em água quente em casa, sem produzir microplásticos perigosos. São também compostáveis e degradam-se inofensivamente na terra ou no oceano.

“A Aquapak já está a trabalhar com várias empresas de moda pioneiras, que estão determinadas a impulsionar uma mudança significativa na indústria, abraçando a inovação ‘upstream’ em embalagens. Estes negócios são a prova de que os novos materiais funcionam e podem fazer a diferença que os consumidores agora exigem ver das marcas de moda”, conclui.

Siga-nos no:

Google News logo

ALDI café Barissimo

Aldi lança nova marca para o seu café

BCSD Portugal

BCSD Portugal lança segunda edição do beat by be@t