in

Procura global por produtos de moda e beleza conscientes cresce em 2023

Farfetch

A Farfetch publicou o seu “Relatório de Tendências de Luxo Consciente de 2023” (“Conscious Trends Report 2023″), onde analisa a forma como os consumidores estão a comprar atualmente, revelando uma tendência mais responsável e as oportunidades e inovações significativas no contexto da sustentabilidade na indústria do luxo.

O relatório destaca os principais “players”, inovações emergentes e “insights” e incide sobre as preferências e considerações dos consumidores de produtos de beleza, que procuram produtos conscientes (“conscious”). O relatório mostra ainda os principais pontos que os consumidores priorizam ao comprar “conscious beauty” e fornece informações sobre os seus principais atributos conscientes.

 

Produtos “conscious”

A procura global por produtos “conscious” continuou a aumentar no último ano, oferecendo às marcas oportunidades lucrativas em regiões de alto potencial e crescimento, sendo que a taxa de conversão é 10% maior para produtos “conscious” no Farfetch Marketplace em comparação com produtos não o são.

Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch comprou, pelo menos, um produto “conscious”, um aumento significativo de 16% quando comparado com 2021. As vendas conscientes cresceram 16 pontos percentuais mais rápido do que as vendas gerais no Farfetch Marketplace.

Os Estados Unidos da América lideram em termos de número de produtos “conscious” vendidos e vendas de produtos usados. Kuwait e China têm a maior proporção conjunta de vendas conscientes, responsáveis por 17% do GMV. Os Emirados Árabes Unidos tiveram o maior crescimento nas vendas de produtos em segunda mão, com um aumento anual de 246% no GMV.

 

Beleza e moda conscientes

Os consumidores procuram proativamente por produtos conscientes e há um alinhamento significativo entre os consumidores de beleza e moda na pesquisa por características mais amigas do ambiente. Existiu um aumento anual de 78% para termos de pesquisa relacionados com o termo “conscious”. “Linho”, “vegan” e “orgânico” foram os principais termos de pesquisa relacionados com a categoria “conscious” de moda no Farfetch Marketplace em 2022.

Da mesma forma, para produtos de beleza, os principais termos de pesquisa da mesma categoria em 2022 foram “vegan”, “clean” e “orgânico”.

 

Produtos em segunda mão

Os produtos usados estão a atrair e a reter consumidores de luxo. A autenticidade das peças é a principal preocupação do consumidor quando compra um produto usado. 34% dos entrevistados relatou que comprou um item usado ou vintage em 2022, um aumento significativo de 20% quando comparado com 2021.

A área de Private Client da Farfetch representou 53% do mix de GMV para produtos usados em 2022, acima dos 31% em 2021. O preço médio de venda (ASP) dos artigos usados adquiridos por clientes premium em 2022 foi de 4.626 dólares (mais 41%). Este ASP é quase o dobro da média da categoria. 78% dos clientes considera a autenticidade certificada “extremamente importante” ou “muito importante” ao comprar produtos usados.

 

Economia circular

As iniciativas circulares, que prolongam a vida útil dos produtos de moda, continuam a crescer em popularidade, com quase metade dos clientes da Farfetch a participarem nas iniciativas de revenda em 2022. Estas iniciativas também demonstraram o seu valor como ferramentas de aquisição eficazes.

46% dos clientes da Farfetch vendeu um produto de moda em 2022, em comparação com 22% que começou a vender em 2021. A percentagem de consumidores da Farfetch que doaram um item de moda usado aumentou de 20% em 2021, para 39% em 2022. O número de clientes da Farfetch que consertaram um item de moda aumentou de 13% em 2021, para 34% em 2022.

Em 2022, 28% dos clientes Second Life e 66% dos clientes Refresh eram novos na Farfetch, destacando a eficácia destas iniciativas como ferramentas de aquisição de clientes.

 

Tecnologia Virtual Try-On

O aparecimento de tecnologias e soluções inovadoras oferece às marcas várias oportunidades para enfrentar os desafios atuais da sustentabilidade. Os dados da Farfetch destacam a eficácia da tecnologia Virtual Try-On (VTO) na melhoria da satisfação do cliente e consequente redução de devoluções. Estes dados revelam uma redução de 13% nas taxas de devolução de calçado e 14% de redução em carteiras, quando os clientes utilizam o VTO, em comparação com quando esta ferramenta não é usada.

Thomas Berry, Senior Director of Sustainable Business da Farfetch, refere que “na Farfetch, estamos comprometidos em promover mudanças positivas na indústria do luxo. O  ‘Relatório de Tendências de Luxo Consciente’ deste ano mostra o progresso notável que está a ser realizado em todo o sector e as oportunidades significativas para as marcas se alinharem aos valores do consumidor e ajudarem a proporcionar um avanço social e ambiental positivo. Ao adotar a sustentabilidade como um imperativo estratégico, as marcas podem não apenas atender à crescente procura por produtos conscientes e serviços circulares, mas também moldar um futuro mais sustentável e inclusivo para a indústria do luxo”.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Lidl

Exportações do Lidl Portugal com impacto de 245 milhões de euros na produção nacional em 2022

Burger King

Burger King e Milka apresentam novas sobremesas