in ,

Rakuten e JD.com em aliança para entregas com drones e robots

A JD.com e a Rakuten estabeleceram um acordo mediante o qual os drones e os robots autónomos de entregas do grupo chinês serão utilizados nas soluções de envio não tripuladas da japonesa.

Com este acordo, a Rakuten quer otimizar as chamadas entregas na última milha. “Estamos muito satisfeitos por iniciar esta colaboração com a JD.com, já que conta com a rede de distribuição mais inovadora da China”, afirma Koji Ando, diretor executivo da Rakuten. “Com estas soluções de envio não tripuladas, queremos acelerar a inovação no sector logístico japonês e contribuir para a construção de uma sociedade que ofereça mais comodidade aos cidadãos”.

A JD.com começou a desenvolver o seu programa de aeronaves não tripuladas em 2015 e fez as primeiras entregas comerciais em 2016, em zonas rurais da China. “Levamos mais de dois anos a utilizar drones e robots de distribuição autónoma para entregas na China”, afirma Jun Xiao, presidente da JD-X, o laboratório de inovação logística da JD.com. “No Japão, há muitas oportunidades para que os drones façam entregas nas zonas montanhosas, ilhas remotas e em situações de emergência”, indica, acrescentando que os drones têm uma ampla gama de aplicações, que vão desde o e-commerce à ajuda humanitária.

Publicidade

Publicidade

Como está a mudar o consumo no lar?

Plataforma de comércio online da Sonae e dos CTT já disponível