A Quinta do Noval tem o prazer de anunciar o lançamento do seu primeiro Tawny 50 anos.
Christian Seely, diretor geral da Quinta do Noval, comenta: “a Noval sempre se distinguiu como uma casa de vinhos do Porto, capaz de criar tanto magníficos vinhos do Porto Vintage quanto Tawnies envelhecidos. Este vinho, expressão suprema do estilo dos Tawnies da Noval, representa o culminar da nossa incessante busca pela excelência“.
“Após cinquenta anos de envelhecimento em cascos de carvalho, período em que uma parte significativa do vinho se evaporou, este notável vinho do Porto adquiriu uma complexa
intensidade de sabores e uma pureza austera, que nos transporta para uma nova e distinta dimensão no universo dos Tawnies. Um vinho de contemplação e meditação, fruto de meio século de envelhecimento silencioso nas caves, sob o constante cuidado da equipa técnica da Quinta do Noval, o Noval Tawny 50 anos proporciona uma experiência sensorial extraordinária e única ao apreciador sofisticado de coisas excecionais”.
Quinta do Noval Tawny 50 anos
O vinho é inteiramente elaborado a partir de uvas da Quinta do Noval, em Vale de Mendiz, no coração do Vale do Douro.
O Noval Tawny 50 Anos foi produzido utilizando a tradicional mistura multivarietal das castas, uma marca distintiva do Vale do Douro. Este método envolve o cultivo de várias castas juntas na mesma vinha, que são colhidas e vinificadas como um único lote.
As principais castas neste lote incluem Touriga Nacional, Sousão, Tinta Roriz e Touriga Francesa, entre muitas outras, cada uma contribuindo com características distintas. Esta abordagem enriquece a complexidade e o equilíbrio do vinho, com cada casta a acrescentar aromas, sabores e estrutura únicos. O resultado é um blend harmonioso que evolui magnificamente ao longo das décadas de envelhecimento.