in

Quase metade dos portugueses já ouve música online

Consumo de música em plataformas digitais mais do que duplicou na última década

Foto Shutterstock

O número de portugueses que ouve música e rádio online não para de crescer. De acordo com a última edição do Bareme Internet da Marktest, quase metade (47,6%) dos portugueses com mais de 15 anos assume já ter integrado nas suas rotinas o hábito de ouvir música em plataformas digitais.

Esta tendência de crescimento tem sido consistente ao longo de toda a última década. Segundo o Bareme Internet, entre 2010 e 2020, mais do que duplicou o número de pessoas a assumir que ouve música online: neste período, o registo passou de 23,7% para os já citados 47,6%.

 

Consumo de rádio também evolui

A evolução nos hábitos de consumo de música online está também a ser acompanhada pela forma como os portugueses acedem hoje à rádio: são também cada vez mais aqueles que ouvem as emissões em formato online. Entre o início de 2018 e junho de 2020, o número de inquiridos que diz ter o hábito de ouvir rádio online quase duplicou, evoluindo de 16,1% para 32,1%.

Um crescimento acentuado e que teve a sua evolução mais expressiva já este ano, com um aumento de 24,5% para 32,1% só nos primeiros nove meses deste ano. Um crescimento previsivelmente impulsionado pela mudança de hábitos introduzida pela pandemia de Covid-19 e que elevou para mais de 2,7 milhões o número de portugueses que dizia, em setembro, costumar ouvir rádio online.

Publicidade

Canal Panda loja

Canal Panda lança loja online

Família

Relação dos portugueses com a casa: espaço para família, descanso e conforto