Embora a publicidade a super e hipermercados seja a mais recordada pelos portugueses, os índices variam segundo o perfil dos indivíduos.
“A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?” Esta é a pergunta colocada no estudo Publivaga da Marktest, que analisa o universo dos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, e que constitui a base do indicador recordação de publicidade genérica.
Marcas mais presentes na memória
Analisando os resultados para o primeiro semestre de 2021, vemos que as marcas da distribuição mostram-se as mais presentes na memória dos portugueses, com um índice de 29.7% de recordação genérica.
As marcas de automóveis ocupam a segunda posição, com 10.7% de recordação, seguidas da eletrónica, com 9.6%, das telecomunicações, com 7.5% e do desporto, com 6.6%.
Mas estes valores são bastante diversos se analisado o perfil dos inquiridos. Embora a recordação à publicidade da distribuição ocupe a primeira posição nos vários segmentos da população, há algumas diferenças interessantes.
Assim, por exemplo, a recordação dos mais velhos à publicidade deste sector é 56% maior do que a média da população. Os homens registam um índice de recordação a automóveis 43% acima da média e os jovens obtêm uma recordação relativamente ao desporto que equivale ao dobro do valor médio.