Claúdia Lourenço, diretora geral da Procter & Gamble Portugal
in

Procter & Gamble Portugal alia-se à associação Inspiring Girls no caminho pela igualdade de género

A Procter & Gamble Portugal associou-se à Inspiring Girls Portugal no caminho pela igualdade de género, por uma sociedade livre de preconceitos e com igual representação para mulheres e homens.

Empoderar as próximas gerações é o principal objetivo da Inspiring Girls, independentemente dos estereótipos de género. Para além do apoio corporativo da Procter & Gamble, a diretora geral da empresa, Claúdia Lourenço, foi a primeira voluntária da Inspiring Girls em Portugal, partilhando o seu exemplo enquanto mulher – no que diz respeito aos seus valores – e como profissional que ocupa um cargo de direção, procurando, desta forma, dar o seu testemunho e inspirar as novas gerações.

Claúdia Lourenço explica o porquê de se ter juntado a esta missão: “construir um mundo melhor para todos, livre de preconceitos de género, com respeito pelos direitos humanos e, portanto, igual representação para mulheres e homens, está entre as minhas prioridades de vida. Ser voluntária da Inspiring Girls, poder partilhar a minha experiência, inspirar, ajudar e estar lado a lado com raparigas que procuram um futuro melhor, com equidade de género, é uma missão muito gratificante. Sendo a igualdade de género um pilar fundamental, não só para a P&G Portugal como para todas as nossas marcas, esta associação à Inspiring Girls na promoção do empoderamento das próximas gerações de mulheres faz todo o sentido e é um privilégio poder fazer parte desta transformação”.

A luta pela igualdade de género tem sido uma importante prioridade para a Procter & Gamble (P&G), por todo o mundo, que usa as suas ferramentas para contribuir para a desconstrução de estereótipos, através das suas políticas internas, do alcance da comunicação das suas marcas e do desenvolvimento de campanhas de publicidade icónicas, como é o caso de #Likeagirl de Evax e, mais recentemente, da campanha #WeSeeEqual.

 

Inspiring Girls

Fundada no Reino Unido, a Inspiring Girls, associação sem fins lucrativos, está presente em 30 países e chegou a Portugal em 2021, com o objetivo de incentivar raparigas a alcançarem as suas aspirações, colocando-as em contacto com mulheres que são uma referência na sua área de atividade. O objetivo desta associação é mostrar às raparigas que existem inúmeras opções de carreira e de profissões que podem seguir, sem que o género seja uma limitação para alcançarem os seus objetivos.

Procter & Gamble

Para ajudar a associação a cumprir a sua missão, a Inspiring Girls Portugal conta com uma rede de escolas, onde realiza ações de formação, workshops temáticos sobre igualdade de género e uma rede de voluntárias composta por mulheres que se destacam nas suas áreas de atividade e que se voluntariam para apoiar a associação com o seu testemunho, inspirando as jovens a seguir os seus sonhos.

 

Parcerias

Para além das escolas e voluntárias, a Inspiring Girls Portugal conta, também, com o apoio de parceiros – empresas e organizações – que colaboram com a associação a nível financeiro ou a nível institucional, trabalhando em conjunto no desenvolvimento de iniciativas que possam promover a igualdade de género.

Procter & Gamble
Joana Frias Costa, presidente e fundadora da Inspiring Girls Portugal

Os estereótipos continuam a ser uma realidade presente na nossa sociedade e são altamente limitadores porque rotulam e incitam mulheres e homens a desempenhar diferentes profissões em função do género. Infelizmente, ainda existe o preconceito de que determinadas profissões devem ser desempenhadas só por homens ou só por mulheres e o nosso trabalho, enquanto associação, é, precisamente, desconstruir estas ideias, quebrar estes estereótipos e lutar pela igualdade de género. Por isso, as ações de formação que fazemos em escolas e o testemunho das nossas voluntárias são muito importantes para mostrar às raparigas que não há limites para o que se propõem fazer, dando a conhecer aos jovens, em geral, exemplos de mulheres com percursos absolutamente inspiradores”, refere Joana Frias Costa, presidente e fundadora da Inspiring Girls Portugal.

 

Igualdade de género

Com a associação da empresa à Inspiring Girls Portugal, a P&G pretende contribuir ativamente para a divulgação da missão e atividades da associação, através dos seus meios e da partilha das suas histórias e exemplos. Para marcar esta parceria, a P&G está a colaborar no desenvolvimento do evento Inspiring Stories, evento este que conta com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que está marcado para o início do mês de fevereiro, e que reunirá cerca de duzentos estudantes e mulheres com histórias inspiradoras de diferentes áreas profissionais – da gestão de empresas, ao desporto de alta competição, passando pelo empreendedorismo, pela ciência e pela arte.

Sónia Valentim, diretora de marketing e comunicação da Procter & Gamble Portugal, diz que “a relação da P&G com a Inspiring Girls já existe há muitos anos no mercado espanhol, através das marcas Evax e Tampax, que têm vindo a trabalhar de forma ativa com a associação. Foi devido a esta relação que, em 2020, estas marcas desenvolveram a campanha InspirA-te, em Portugal, com o propósito de partilhar histórias de mulheres inspiradoras. Assim, vemos na chegada da Inspiring Girls a Portugal uma oportunidade de dar mais um passo na nossa jornada, trabalhando em parceria no caminho pela igualdade de género, também junto da nossa comunidade local”.

Leroy Merlin

Leroy Merlin doa 1,5 milhões de euros para melhorar condições de habitação de refugiados em Portugal

Belino

Croissants Belino chegam a Portugal pelas mãos da Detalhe Alimentar