in

Primark cresce a dois dígitos

A cadeia irlandesa Primark, pertencente ao grupo Associated British Foods, fechou o seu ano fiscal com um volume de negócios de 5.949 milhões de libras, cerca de 6.676 milhões de euros.

Este valor supõe um crescimento de 11% em relação a igual período do ano anterior. Não tendo em conta o impacto das taxas de câmbio, a receita cresceu cerca de 9%.

Este crescimento corresponde, principalmente, ao aumento de 9% do espaço de vendas no exercício, embora as condições meteorológicas em determinadas épocas do ano e o sentimento de cautela dos consumidores tenha influenciado negativamente os mercados britânico e alemão.

O lucro operacional ajustado da companhia totalizou 689 milhões de libras, cerca de 773 milhões de euros, no ano fiscal de 2015-2016, ou seja, 2,3% mais do que o valor do ano anterior.

A empresa têxtil reconheceu que a depreciação da libra após o Brexit terá um efeito “negativo” no próximo ano fiscal. No encerramento do ano fiscal, a Primark contava com 315 lojas em todo o mundo e 1,15 milhões de metros quadrados de área de vendas, um aumento de 10,6%, graças a 22 novas aberturas, incluindo a loja de 12.500 metros quadrados na Gran Via, em Madrid.

Olhando para o ano fiscal de 2017, a Primark planeia abrir 13 novas lojas, sendo cinco localizadas na Alemanha, duas em Itália, três nos Estados Unidos da América e ainda uma loja de 8.300 metros quadrados no centro de Amesterdão.

Maior fabricante de batatas fritas britânico aumenta os preços após o Brexit

Coca-Cola European Partners tem novo CEO