in ,

Previsões para o sector do retalho em 2018

Plataformas de retalho adaptativas, aplicações baseadas em serviços e experiências integradas de inteligência artificial, realidade aumentada e conectada. Estas são algumas das previsões apontadas pela IDC Retail Insights no seu relatório “Previsões para o Retalho Mundial em 2018”.

Em 2019, metade dos retalhistas terão adotado uma plataforma de retalho omnicanal, que lhes permitirá um aumento de 30% na rentabilidade. Nesse mesmo ano, os 30% de operadores que se destacam no topo dos retalhistas estarão ativamente envolvidos na transformação digital, nas mudanças organizacionais e no investimento estratégico em plataformas tecnológicas baseadas na Cloud e na inteligência artificial.

A IDC indica ainda que, em 2021, os retalhistas terão adotado a informação geoespacial para aumentar a eficiência na implementação omnicanal e reduzir em 25% os custos com a gestão de inventário entre os centros de distribuição e as lojas. Um ano antes, mais de metade dos consumidores esperarão uma execução perfeita em termos de entregas, que será um dos seus principais fatores de fidelização a um retalhista. Consequentemente, estes terão de aumentar os seus investimentos em tecnologia, para criar uma experiência completamente transparente e amigável.

O estudo mostra ainda que em 2021, 10% das vendas a retalho serão criadas ou geridas através de assistentes por voz, que irão acelerar a predominância dos marketplaces na compra de bens do dia a dia.

Além disso, face à evolução das ameaças cibernéticas e ao seu aumento em sofisticação, em 2020, 75% dos retalhistas adotarão tecnologias de defesa baseadas na inteligência artificial.

Auchan compra a cadeia romena OK Supermarket

Luís Veiga Martins conclui mandato de 12 anos à frente da Sociedade Ponto Verde