in ,

Preocupação com o envelhecimento saudável é uma oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos alimentares

Foto Shutterstock

Os consumidores estão mais focados no envelhecimento positivo. Aqueles com mais de 50 anos querem continuar a fazer as atividades de que têm gozado nos últimos anos e estão cada vez mais à procura de alternativas alimentares e de bebidas que os ajudem a alcançar esse objetivo.

Esta é a principal conclusão de um estudo encomendado pela Beneo e realizado pela HealthFocus International, que também salienta que três em cada quatro pessoas com mais de 50 anos (79%) concentram-se principalmente em manter a sua capacidade de continuar com as atividades à medida que envelhecem.

Um número semelhante (76%) considera que a boa saúde física e mental e uma dieta equilibrada são fundamentais para a saúde geral. Em particular, os resultados do inquérito refletem a importância da nutrição: 42% acredita que uma dieta saudável ajuda a lidar melhor com os desafios da vida. Três quartos (74%) faz um esforço consciente para manter uma alimentação saudável, enquanto mais de metade (56%) escolhe produtos alimentares e de bebidas que proporcionam benefícios para a saúde protetora ou preventiva.

 

Crença na ciência

Quanto aos benefícios para a saúde, este grupo dá crédito à ciência no que diz respeito aos alimentos: 60% concorda que “aceita as melhorias científicas e técnicas dos alimentos e bebidas se trouxerem os benefícios necessários”.

Curiosamente, embora apenas entre 10% e 20% destas pessoas com mais de 50 anos seja pessoalmente afetado por problemas de saúde digestiva, óssea ou de glicose no sangue, metade dos inquiridos está muito ou extremamente preocupado com estas questões. Estes consumidores estão ativamente à procura de produtos alimentares e de bebidas que os ajudem a manter-se saudáveis por mais tempo e mais de metade escolhe produtos que fortaleçam os ossos, melhorem a digestão ou controlem os níveis de açúcar no sangue.

As pessoas estão a tomar conta da sua saúde e a fazer grandes mudanças. Embora alguns destes novos padrões alimentares e ajustes nutricionais tenham ocorrido por causa da Covid-19, esperamos que muitos deles sejam duradouros. Assistimos a uma mudança real nos últimos 10 anos, o envelhecimento saudável e a qualidade de vida que pode proporcionar são o aspeto mais importante, hoje em dia. Os consumidores estão a tomar uma abordagem a longo prazo para manter a saúde, o que sublinha que o envelhecimento saudável é relevante para todas as idades. Um facto que os fabricantes de alimentos e de bebidas podem aproveitar para desenvolverem novos produtos“, diz o presidente da HealthFocus International, Steve Walton.

Publicidade

Gallo

Gallo apresenta azeite aromatizado com alho e pimenta

H&M testa novo conceito de loja em Amesterdão