in

Preço médio dos produtos agrícolas cresce 24% em 2022

Foto Shutterstock

As primeiras estimativas dos índices de preços agrícolas para 2022 indicam que foram substancialmente mais elevadas do que em 202, em quase todas as principais categorias de produtos. Os dados do Eurostat indicam que, no seu conjunto, o preço médio dos produtos agrícolas na União Europeia aumentou 24%, entre 2021 e 2022.

Os aumentos de preços mais pronunciados ocorreram nos cereais (45%), nos ovos (43%) e no leite (31%). Houve aumentos de preços para todos os grupos de produtos, com exceção da fruta (-3%).

 

Catalisadores

Houve três grandes impulsionadores para os preços serem mais elevados, a começar pela disrupção dos mercados agrícolas mundiais causada pela invasão russa da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia têm sido grandes exportadores de trigo, milho, oleaginosas (particularmente girassol) e fertilizantes.

O segundo fator foi a seca generalizada, que se estima ter reduzido o rendimento das culturas, incluindo de forragens, como o feno, utilizado como alimento para animais.

Mas as pressões inflacionistas também deram o seu contributo, incluindo o custo da energia, uma vez que as ações tomadas para eliminar progressivamente a dependência da União Europeia em relação aos combustíveis fósseis russos também impulsionaram os preços da energia.

Don Papa

Diageo adquire marca de rum Don Papa

FMI fragmentação

FMI alerta para o perigo da fragmentação económica