in ,

Portugueses gastaram mais 500 milhões de euros em compras no Natal

APCC

Os dados da SIBS mostram que, em dezembro, foram realizadas compras e levantamentos na rede Multibanco no valor global de oito mil milhões de euros, cerca de 500 milhões a mais do que em igual período do ano anterior, o que significa que os portugueses gastaram, em média, mais de 242,4 milhões de euros em cada um dos 33 dias do período analisado.

Em causa estão 166 milhões de operações, realizadas entre 1 de dezembro de 2019 e 2 de janeiro de 2020, num aumento de 6% face ao período homólogo, indica o Jornal de Notícias. Um crescimento que a diretora de marca e comunicação da SIBS considera ser um indicador de sucesso da promoção do pagamento digital em Portugal. “A SIBS não promove o consumo pelo consumo, promove a economia digital, disponibilizando modalidades de pagamento cada vez mais práticas e mais variadas, de modo a simplificar a experiência de compra do cliente“, sublinha Maria Antónia Saldanha.

Houve menos 500 mil operações de levantamento do que no ano anterior, embora o montante permaneça igual nos três mil milhões de euros. Só por ter havido menos levantamentos, o valor médio por operação subiu para 75 euros.

Já os pagamentos nos terminais Multibanco cresceram 10 milhões de operações, totalizando 126 milhões de compras pagas com cartão, no valor total de cinco mil milhões de euros, ou seja, 500 milhões de euros mais do que no ano anterior. O crescimento registado fez baixar para 38 euros o valor médio das compras efetuadas neste período.

 

Brinquedos no topo

O consumo de jogos, brinquedos e artigos de puericultura mais do que duplicou (115%) em dezembro face ao resto do ano. A perfumaria e cosmética teve um aumento de 110%. Com grande procura face ao consumo habitual fora do Natal estiveram, ainda, os artigos de moda e os produtos de eletrónica e telecomunicações.

Este ano, a SIBS não avança com dados sobre os pagamentos dos portugueses no estrangeiro, nem dos cartões estrangeiros utilizados em Portugal no período das festas, no entanto, Maria Antónia Saldanha admite que “a quota e o contributo dos estrangeiros se tem mantido, tradicionalmente, muito estável, na ordem dos 10%“.

O dia 23 de dezembro foi aquele em que houve mais operações na rede Multibanco em 2019. Na análise das operações ao segundo, em que o pico mais alto do ano havia sido atingido a 29 de novembro, com 285 transações por segundo registadas na Black Friday, o recorde foi batido a 24 de dezembro, quando se atingiram as 294 transações por segundo e foi novamente ultrapassado a 31 de dezembro, com os portugueses a realizarem 329 operações por segundo na rede Multibanco.

A tabela dos distritos com maior atividade em dezembro face à média anual foi liderada pelo Funchal, Terceira, Faial e Corvo. Porto, Aveiro, Lisboa estavam entre os distritos intermédios, onde o rácio do número de operações face ao resto do ano vai de 1,1 a 1,25.

Vendas a retalho na zona euro crescem 1% em novembro

Natura&Co conclui aquisição da Avon