in

Portugueses afirmam ser mais extrovertidos quando se relacionam online

Foto Nopparat Khokthong/Shutterstock

Com as limitações sociais impostas no contexto atual, as pessoas estão a recorrer cada vez mais aos benefícios da tecnologia para conhecerem novas pessoas. Desde aplicações de encontros a redes sociais e fóruns, milhões de pessoas fazem regularmente novos amigos online. Inclusive, de acordo com o recente estudo da Kaspersky, 30,4% dos portugueses revelam que são mais extrovertidos e confiantes no mundo digital do que quando se relacionam com alguém na vida real.

Com a adoção de medidas de distanciamento social a nível global, as pessoas habituaram-se cada vez mais a relacionarem-se com os seus amigos e familiares e a estabelecer novas relações através de plataformas online. Em Portugal, segundo a recente investigação da Kaspersky, 26%[1] dos inquiridos que utilizam redes sociais ou fóruns online afirmaram mesmo que se torna mais fácil conhecer novos amigos online do que pessoalmente. Para 33% dos portugueses chega a ser mais fácil apresentarem-se online.

 

Desafios

Mas o online também apresenta grandes desafios. O aumento das relações virtuais tem feito com que muitas pessoas se sintam ainda mais isoladas e sós, uma vez que não estão necessariamente preocupadas em marcar encontros cara-a-cara com outras pessoas.  No entanto, para alguns portugueses (14%), a ligação emocional que têm com os amigos no mundo online é mais forte do que com aqueles com quem se relacionam pessoalmente. “Embora possa parecer um paradoxo, a verdade é que o digital continua a permitir aproximar pessoas fisicamente distantes, mas também pode gerar distanciamento e, em casos mais extremos, pode levar ao isolamento social. Apesar da Internet e das tecnologias terem sido um suporte fundamental na altura do confinamento, não nos podemos esquecer que os contactos afetivos e sociais são muito importantes para o desenvolvimento social e para quebrar a solidão nos mais velhos, mas também nos mais novos”, afirma a psicóloga Ana Rita Salazar.

[1] Portugueses inquiridos que utilizam redes sociais ou fóruns online.

Publicidade

Wernesgrüner Brewery

Carlsberg compra a Wernesgrüner Brewery

Jägermeister

Jägermeister propõe um Halloween entre portas com uma campanha a 360 º