Nescafé Dolce Gusto Neo
in ,

Portugal é um dos primeiros países a receber novo sistema Nescafé Dolce Gusto

“Um sistema que cheira a futuro”. É desta forma que a Nescafé Dolce Gusto define o sistema Neo, apresentado aos parceiros esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Com chegada ao mercado prevista para março, com este sistema, a marca ambiciona que a experiência do café de especialidade se torne acessível a todos, como se colocasse um barista em cada casa. Sustentabilidade, tecnologia e “expertise” são os três pilares do novo sistema Neo, que se torna no sistema mais sustentável até à data da Nescafé Dolce Gusto. As cápsulas são à base de café e compostáveis e a máquina, mais uma parceria com a marca Krups, incorpora 50% de plástico reciclado e são assegurados 15 anos de reparabilidade.

 

5 anos de desenvolvimento

Neo é o resultado de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems. Baseado na tecnologia SmartBrew, é o primeiro sistema de café em cápsulas que ajusta automaticamente vários parâmetros de extração, recriando as técnicas de um barista. Com o toque de um botão, oferece aos consumidores três métodos de extração para preparar desde expressos, ristrettos, lungos, americanos e “slow brew” (cafés de tipo filtro com preparação gota a gota).

Através do reconhecimento automático das cápsulas, a máquina ajusta automaticamente a pressão, temperatura, tempo de extração da bebida e quantidade, adaptando o método de preparação e os parâmetros de extração a cada receita.

 

Sustentabilidade

Portugal é um dos primeiros mercados a receber este sistema Nescafé Dolce Gusto, que tem na sustentabilidade uma das suas bandeiras. Em conformidade com o compromisso da marca em reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço até 2025, as novas cápsulas de café Neo são feitas à base de papel. São, assim, fabricadas com cerca de um grama de papel e possuem um revestimento de biopolímero compostável muito fino, de 50 microns, mais fino do que um cabelo humano, que ajuda a proteger a frescura e a qualidade dos cafés da oxidação.

As cápsulas são certificadas para compostagem, tanto doméstica como industrial, pelo TÜV Áustria. Contudo, em Portugal, de momento, a Nescafé Dolce Gusto irá comunicar apenas a compostabilidade doméstica. “Em 2024, será obrigatória a implementação do fluxo de recolha de biorresíduos em todos os municípios do país, no entanto, neste momento, a infraestrutura de recolha seletiva destes resíduos ainda não é suficientemente robusta para dar oportunidade a todos os consumidores de fazerem a separação destes resíduos para se proceder à compostagem industrial. Estamos a trabalhar com as entidades locais competentes para que se torne rapidamente uma realidade”, assegura a marca do universo Nestlé.

Ainda no âmbito da sustentabilidade, as novas embalagens (material de embalagem primário, secundário e terciário) usam menos 65% de plástico, comparando com as embalagens atuais, reduzindo o peso de plástico utilizado. Adicionalmente, o café Neo, tal como todos os cafés Nescafé Dolce Gusto, é um café 100% de origem responsável.

A própria máquina é feita de 50% de plástico reciclado e o termobloco, que aquece a água, é feito com 85% de alumínio reciclado. A máquina foi desenhada para ser facilmente desmontada, permitindo o acesso total aos componentes internos e a reparação até 15 anos (a depender da disponibilidade de peças suplentes).

Além disso, existe uma função de desligar automática para limitar qualquer consumo em standby (1min eco-mode). É ainda uma máquina eficiente energeticamente. A embalagem da máquina é feita de papel 100% reciclado e pode ser reciclada no ecoponto azul.

 

Conectividade 

A conectividade com o smartphone é outra das bandeiras e permite que os consumidores personalizem a preparação da sua bebida, ajustando a quantidade e a temperatura de acordo com as suas preferências. Permite ainda a ligação ao programa de fidelização Nescafé Dolce Gusto Premio sem esforço acrescido, pois os pontos por cada bebida são concedidos automaticamente.

A máquina Neo estará disponível para venda, no website e pontos de venda habituais, a partir de 5 de março em duas cores, Onyx Black e Clay White, com um PVP recomendado de 149,90 euros. Poderá ser feita a pré-reserva a partir de dia 20 de fevereiro, através do website www.dolce-gusto.pt/neo-futuro-da-coffeeshop.

Serão também lançadas seis variedades de café: Espresso, Espresso Intense e Lungo – método de extração High Pressure; Americano método de extração Top UP; Grande e Carafe – método de extração “slow brew”. O PVP recomendado de uma embalagem de 12 cápsulas é de 3,99 euros.

Siga-nos no:

Google News logo

 

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

WIT Fitness

Dona da Sports Direct conclui aquisição da marca WIT Fitness Sports

Electrão reciclagem

Recolha seletiva de equipamentos elétricos atinge novo máximo em 2023