in

Portos nacionais movimentam mais de 85 milhões de toneladas

Nos primeiros 11 meses do ano passado, os portos comerciais do continente registaram a melhor marca de sempre no volume de mercadorias movimentadas, atingindo 85,4 milhões de toneladas de carga.

Sines, o único porto responsável por este crescimento, reforçou a sua posição de líder com 54,8% do total da quota de mercado.

 O mês de novembro veio confirmar o comportamento da atividade portuária registado no continente, com um crescimento de 4,1% face ao período homólogo de 2015, sustentado pelo acréscimo do movimento do porto de Sines, de mais 6,5 milhões de toneladas, determinando, assim, um acréscimo global líquido de mais 3,4 milhões de toneladas.

O porto de Sines cresceu 6,1%, anulando, assim, as quebras verificadas nos restantes portos, com exceção da Figueira da Foz. Sines, que registou um movimento de 46,8 milhões de toneladas, conseguiu absorver, também com o apoio simbólico do porto da Figueira da Foz, a quebra de 3,2 milhões de toneladas verificada nos restantes portos.

Como resultado deste comportamento, Sines reforçou a sua posição de líder, passando a deter 54,8% do total do movimento portuário, mais 5,5% face ao período homólogo de 2015, seguido por Leixões (19,5%), Lisboa (10,6%), Setúbal (7,5%) e Aveiro (4,8%). Importa referir que o reforço da posição de Sines durante os últimos meses não é alheio ao facto do Terminal Oceânico de Leixões estar, desde março, totalmente paralisado para manutenção em estaleiro da monoboia.

Serviço de logística da Amazon alcança 2.000 milhões de itens entregues em 2016

Danone

Danone perde otimismo no mercado espanhol