in ,

P&G progride em matéria de sustentabilidade

A Procter & Gamble (P&G) foi reconhecida pelos seus esforços para liderar o embalamento, classificação e abastecimento de resina circular pós-consumo, através do projeto HolyGrail, que ganhou na categoria de Inovação do Ano em Economia Circular nos Edie Sustainability Awards, atribuídos no Reino Unido. Adicionalmente, foi reconhecida com a etiqueta 1000 Efficient Solutions, da fundação Solar Impulse, por permitir uma lavagem sustentável através de um menor consumo de água e energia, com as marcas Ariel e Fairy.

A multinacional norte-americana está a impulsionar vários projetos de economia circular na Europa, com a utilização de resina circular nas suas embalagens de produtos para cuidado do cabelo e do detergente líquido Ariel. Os produtos Pantene estarão novas embalagens com plástico reciclado, tomando como ponto de partida as garrafas transparentes da marca. O material será produzido pela Indorama Ventures e é adequado para todas as marcas que utilizem embalagens PET, já que se obtém a partir da reciclagem avançada de PERT circular de tereftalato de polietileno, o que significa que pode ser reutilizado várias vezes.

Simultaneamente, a P&G e a empresa de reciclagem e recuperação energética Viridor estabeleceram um acordo a cinco anos que prevê a reciclagem e reprocessamento de plástico de polietileno de alta densidade, para a sua reutilização nas garrafas de detergente para a roupa Ariel. Esta parceria acontece após três anos de colaboração na produção de embalagens mais sustentáveis a partir de resíduos pós-consumo. A resina de polietileno de alta densidade reciclado da Viridor permitirá à Ariel cumprir o seu objetivo de alcançar 50% de conteúdo reciclado nas suas garrafas. Estes compromissos também incluem que 100% das embalagens sejam recicláveis em 2022 e uma redução de 30% no uso de plástico em 2025.

Por outro lado, as marcas Lenor, Unstoppables e Fairy serão pioneiras na aplicação da tecnologia inteligente de marcas de água digitais HolyGrail, para permitir uma melhor classificação e reciclagem, projeto apoiado pela Fundação Ellen MacArthur. Trata-se de um esforço colaborativo para resolver um dos maiores problemas na reciclagem de plástico, que é o da sua classificação ineficaz nas instalações de reciclagem. Estima-se que as novas embalagens de pérolas de perfume para a roupa Lenor e Unstoppables cheguem ao mercado alemão em outubro, seguindo-se os restantes mercados europeus. A Fairy será a segunda marca a integrar nas suas embalagens na Europa estas marcas de água digitais, que são impercetíveis ao olho humano, mas podem ser detetadas por scanners óticos e smartphones, o que possibilita que o próprio consumidor possa aplicar a tecnologia numa etapa posterior.

Publicidade

Publicidade

Pingo Doce entrega donativo de 98 mil euros à associação Acreditar

Mercadona chega ao distrito de Viana do Castelo