in

Perfil do consumidor: comprar é via PC e web

consumidor

A Adyen, plataforma global de tecnologia financeira escolhida, traça o perfil do atual consumidor português. Se, em 2021, existiu um regresso às lojas físicas após os sucessivos confinamentos, 2022 e 2023 ditam uma nova tendência. Segundo os dados recolhidos pela Adyen no seu último “Retail Report”, as compras em loja caíram 20%. A compra híbrida, conhecida como “phygital”, ganha destaque: 75% dos consumidores portugueses prefere ter a opção de compra online e recolher na loja.

Os portugueses preferem comprar através do seu computador, principalmente, e em páginas web. Quando questionados sobre qual o dispositivo que escolhem para fazer as suas compras, os portugueses concordam: o PC. E, embora estejam sempre com os seus telemóveis, oio em cada 10 consumidores da Geração Z afirmam que o computador é onde se sentem mais confortáveis. Uma opinião também partilhada pelos Millennials (70%), bem como pelos Gen X (67%) e pela faixa etária entre os 52 e 65 anos (62%).

O telemóvel é a segunda opção de todas as gerações, exceto a mais antiga, que ainda prefere as lojas físicas na mesma medida que o computador. Nos outros grupos, cerca de seis em cada 10 escolhem seus smartphones. No entanto, apenas quatro em cada 10 consumidores entre 18 e 51 anos veem a loja física como uma opção para realizar suas compras. O tablet surge por último, com cerca de 15% a usá-lo como dispositivo para comprar.

 

Comprar através da web sim, mas recolher em loja

As páginas web são a preferência para a compra, principalmente para a Geração Z (79%) e os Millennials (76%). Seguem-se as aplicações, com seis em cada 10 jovens a escolheren, assim como cinco em cada 10 Gen X. Apesar do seu crescimento, as redes sociais são apenas uma opção para um em cada 10 consumidores em todas as gerações.

Embora os portugueses escolham o online para comprar, a localização física da marca ainda desempenha um papel muito importante. 77% dos compradores mais jovens (Geração Z e Millennials) gosta de comprar online, mas levantar o seu pedido na loja. Um aspeto que o último “Retail Report” da Adyen demonstra ser comum aos restantes grupos etários: 74% dos Gen X e 69% da faixa etária entre os 52 e os 65 anos.

 

Geração Z é a que menos se preocupa com a segurança

Segundo os entrevistados, apenas 24% concorda que as lojas guardem os seus dados. Detalhando por gerações, aqui é onde se encontram as diferenças mais significativas.

As gerações mais velhas são as mais preocupadas em partilhar os seus dados. 66% da Gen X e 67% da geração seguinte não gostam que os seus dados de pagamento sejam armazenados, preferindo escrevê-los de cada vez que realizam uma compra. Já na camada mais jovem este comportamento apenas se reflete em 59% dos Millennials e 49% da Geração Z. Além disso, a Geração Z e Millennials são as que mais concordam que as lojas armazenem os seus dados para acelerar o processo de compra, 39% e 52%, respetivamente.

Chocapic Crunchy Brownie

Nestlé lança os novos Chocapic Crunchy Brownie

Hama

Hama prepara entrada na economia circular sustentável