Oiça este artigo aqui:
De acordo com um novo estudo da Juniper Research, o valor dos pagamentos B2B crescerá 40% até 2028, atingindo os 124 biliões de dólares a nível global, devido à adoção dos pagamentos digitais nos mercados em desenvolvimento.
Os pagamentos instantâneos revolucionarão os pagamentos B2B, permitindo um comércio transfronteiriço mais barato e seguro. Em 2028, atingirão 42% de todos os pagamentos transfronteiriços e o valor de 16 biliões de dólares, contra apenas 17% em 2024, o equivalente a cinco biliões.
ISO 20022
A pesquisa prevê que a adoção da ISO 20022, um padrão universal para as mensagens financeiras de pagamento instantâneo, levará à criação de criar serviços adicionais de valor acrescentado, que geram eficiência para as empresas.
Segundo o autor do relatório, Michael Greenwood, “a principal vantagem da linguagem usada na ISO 20022 é que as mensagens são mais fáceis de ler pelas máquinas, o que simplifica o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial em torno desses pagamentos, impulsionando a inovação”.
Carteiras digitais
A pesquisa descobriu que, em muitos mercados emergentes, há lacunas no acesso ao sector bancário para as empresas de menores dimensões, o que restringe a digitalização e a inovação. Nesse sentido, as carteiras digitais são essenciais para atender às necessidades das pequenas empresas nos mercados emergentes. Esta abordagem pode proporcionar um melhor acesso a pagamentos digitais de baixo custo e ajudar os prestadores de pagamentos B2B a criarem serviços de valor acrescentado que ofereçam o acesso ao crédito, um ponto-chave para as pequenas empresas.