in ,

Programas de fidelização vão crescer 33% até 2026

Foto Shutterstock

Um novo estudo da Juniper Research concluiu que o número de membros de programas de fidelização digitais ultrapassará os 32 mil milhões, a nível global, até 2026, acima dos 24 mil milhões em 2022, o que representa um crescimento de 33%.

A Juniper Research define um programa de fidelização digital como uma solução que compreende os aspetos tradicionais de satisfação do cliente, combinados com tecnologias digitais, utilizando a personalização e o envolvimento proativo. A investigação identificou os programas de fidelização digitais como cruciais para a retenção de clientes em verticais altamente competitivas, em particular nas áreas do retalho alimentar e restauração fast-food.

 

Cartões de fidelização tradicionais estagnados

A investigação estima que o crescimento está a abrandar nos cartões de fidelização tradicionais, à medida que os programas passam a ser focados no digital, e prevê aqueles estagnem, com um crescimento do número de cartões em circulação de apenas 5%, entre 2022 e 2026, atingindo 7,6 mil milhões, em 2026, a nível global.

O envolvimento digital e a personalização com recurso à inteligência artificial fazem com que os cartões de fidelização tradicionais já não sejam totalmente necessários. Os fornecedores tradicionais de cartões de fidelização têm de se orientar para soluções digitais como prioridade urgente, ou perderão”, defende Nick Maynard, coautor do estudo.

 

Parcerias são chave para a diferenciação

Num mercado altamente competitivo, a tecnologia é padrão nesta fase de desenvolvimento do mercado. Assim, a Juniper Reserach sublinha que as parcerias estão a surgir como elementos diferenciadores, a fim de tornar os ecossistemas apelativos.

Inflação

Preços mantêm trajetória ascendente

DHL aponta o caminho para impulsionar o comércio sustentável