in

Os temas tecnológicos que vão marcar 2018

A CIONET Portugal fez uma análise do que se passa no panorama das tecnologias da informação, quer a nível nacional quer internacional, e identificou um conjunto de áreas que perspetiva virem a marcar este ano. Mais do que tendências, a rede de profissionais fala em realidades que começam a ganhar cada vez maior expressão na atividade diária dos profissionais da área, mas também a marcar de forma inequívoca a vida de todos nós.

Se 2018 tivesse um fio de condutor no que se refere à área tecnológica, na ótica da CIONET, a mudança seria o grande mote. Embora não seja uma novidade, é sem dúvida uma questão transversal e transformadora, presente em todas as áreas de atividade associadas às tecnologias da informação. A mudança advém das alterações recentemente introduzidas, que alteram de forma muito significativa as atividades existentes, dando origem à era dos Game Changers.

Foram mais de 20 os Game Changers introduzidos em 2017 e as suas repercussões serão sentidas em áreas tão distintas como a economia e a indústria ou os nossos hábitos diários e a forma como estão estruturadas as atividades profissionais. Ao contrário do que se possa pensar, estas transformações não abrangem apenas os profissionais da área, na realidade, a mudança tecnológica afeta de forma profunda a forma como vivemos, nas mais diversas esferas do nosso quotidiano.

Entre os Game Changers identificados este ano destaca-se, naturalmente, o Blockchain, em particular, na esfera financeira. Mas não é o único. Desde a agricultura sintética aos produtos animais sintetizados, passando pela medicina regenerativa e a neuro-tecnologia, a forma como promove a mudança é inquestionável e até incontornável. Construção autónoma, logística extrema e segurança pública inteligente entram também nesta lista. Porém, ium dos temas que mais questões levantam junto do público em geral é a inteligência artificial. Independentemente da área ou aplicação, “estas novas aplicações e desenvolvimentos tecnológicos são já uma realidade que permeia a sociedade no geral e que terão cada vez mais expressão”, refere Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal. “Teremos, não só profissionais de TI, mas todos nós, quer no âmbito profissional quer pessoal, de estar atentos e de nos adaptar para acompanhar estas transformações”, conclui.

encomendas

Reclamações a empresas de entregas de encomendas aumentam 212%

Um em cada cinco portugueses consome sidra