in

Dachser cresce 5,5% e fatura 5,57 mil milhões de euros em 2018

A Dachser fechou o ano de 2018 com uma faturação de 5,57 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,5% em relação a 2017.

Refira-se que os 83,7 milhões de envios realizados no ano transato (mais 2,5%) correspondem a 41,3 milhões de toneladas transportadas (um aumento de 3% face ao período homólogo). É, ainda, importante destacar que a multinacional criou 1.511 postos de trabalho a nível global, face a 2017, tendo atingido um recorde na sua história, com 30.609 colaboradores.

Relativamente à Península Ibérica, destaque-se o aumento nas receitas brutas, tendo atingido uma faturação (dados não consolidados) de 759,7 milhões de euros. Desta forma, a Dachser Iberia posiciona-se como uma das mais importantes empresas do grupo.

Apesar dos desafios com que se deparou – a escassez de motoristas profissionais e operacionais de logística, a crescente incerteza sobre as restrições à circulação com veículos a diesel, as dúvidas em torno do Brexit ou o futuro das relações comerciais internacionais –, a Dachser conseguiu encerrar 2018 com resultados extremamente positivos. “Neste contexto, tornou-se claro que teríamos de adaptar a nossa estratégia, concentrando-nos numa gestão de recursos escassos”, explica Bernhard Simon, CEO da Dachser. “É importante gerir o crescimento tendo em mente um objetivo muito claro e de forma a manter um equilíbrio saudável entre qualidade, processos e custos. Apenas um crescimento sustentável poderá beneficiar os nossos colaboradores e os nossos clientes”, acrescenta o responsável. De facto, excetuando a unidade de negócio Air & Sea Logistics (ASL),  todos os segmentos da Dachser cresceram, com a linha European Logistics (EL) a posicionar-se como a unidade que mais se destacou, registando um crescimento de 7% nas receitas brutas.

Desafios e objetivos para o futuro

Apesar do negócio ter registado um crescimento favorável, saber lidar com a gestão de recursos cada vez mais escassos é essencial para o futuro da multinacional. Nesse sentido, o investimento em inovação é crítico para manter esta evolução. Em 2018, a Dachser investiu cerca de 126 milhões de euros em infraestruturas, sistemas informáticos e equipamento técnico, estando previsto que este valor ascenda aos 234 milhões durante o ano corrente. Refira-se igualmente que a Dachser aposta consideravelmente na formação, uma abordagem que se tem demonstrado eficaz.

Neste momento, 207 pessoas encontram-se a receber formação através da Dachser Service & Ausbildungs GmbH, o que nos torna num dos maiores centros de formação de motoristas na Alemanha. O nosso próximo passo será alargar a formação de forma a abranger os profissionais de logística que operam em armazéns e terminais de trânsito”, conclui.

Publicidade

Bombay Sapphire lança nova edição limitada inspirada no verão nos campos ingleses

Taylor’s Single Harvest 1968 em destaque na maior app de vinhos do mundo