in

Comércio externo dos países do G20 regista queda no segundo trimestre

Foto: Shutterstock

As exportações e as importações caíram 3,1% e 2%, respetivamente, no segundo trimestre, revelou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Segundo o relatório, esta contração no período em análise “reflete uma procura global moderada e a diminuição dos preços das matérias-primas, nomeadamente da energia“.

Adicionalmente, a queda dos preços da energia contribuiu para a redução do comércio, em termos de valor, na América do Norte, justifica a OCDE, que adianta que as exportações e importações sofreram uma contração de 5,7% e 2% nos Estados Unidos, enquanto as exportações canadianas diminuíram 3,7% e as importações permaneceram estáveis.

 

Europa

Na União Europeia, as exportações de mercadorias diminuíram na Alemanha e na Itália, mas cresceram a um ritmo sólido, embora lento, em França, impulsionadas pelo equipamento de transporte, em especial a aeronáutica.

As importações da União Europeia registaram uma contração de 1,2%, mais uma vez devido sobretudo à descida dos preços da energia.

As exportações aumentaram 2,1% no Reino Unido, refletindo as fortes vendas de maquinaria e equipamento de transporte.

 

Ásia

O comércio de mercadorias registou uma forte contração na Ásia Oriental. As exportações caíram 5,7% na China, em parte devido à diminuição das vendas de produtos eletrónicos de consumo.

As importações diminuíram acentuadamente no Japão (menos 8,1%) e na Coreia (menos 7,9%), devido à redução das despesas de importação de energia. A queda dos preços dos produtos de base fez baixar as exportações na Austrália e na Indonésia.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Douglas

Douglas aumenta as vendas em 12,9%

Puma General Manager Europa

Puma nomeia Javier Ortega como General Manager para a Europa