in ,

OBP desafia associações empresariais e juntas de freguesia a colaborarem com projeto de apoio ao comércio local

A One Business Place (OBP) apresentou esta segunda-feira, dia 7 de novembro, nos Paços do Concelho, em Lisboa, o seu projeto de apoio ao comércio tradicional e às micro empresas, tendo desafiado juntas de freguesia e associações empresariais a associarem-se à iniciativa, sensibilizando as empresas locais para as vantagens de se registarem no site www.obp.pt.

Durante a apresentação, que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Lisboa e das juntas de freguesia, assim como de várias associações empresariais, o Regional Manager da OBP Portugal, Jorge Simões, sublinhou a importância deste projeto para a economia local, tendo referido que “em 2016, 97% das grandes empresas portuguesas já estavam presentes na Internet, enquanto apenas 39% do universo empresarial marcava uma presença discreta em sites ou redes sociais”. O gestor acrescentou ainda que “os valores díspares explicam-se porque só 62% das PME e 32% das micro empresas estão registadas em plataformas online e, mesmo estas, têm frequentemente a informação obsoleta”.

Jorge Simões salientou ainda que “o projeto OBP tem três grandes benefícios: dá visibilidade online a milhares de empresas, facilita a comunicação B2B e B2C e fá-lo de forma gratuita e acessível a todos”. A OBP é um projeto europeu de defesa da economia local, financiado parcialmente pela União Europeia, que se propõe a dar visibilidade ao comércio e serviços locais, permitindo aos consumidores, através de ferramentas tecnológicas, descobrirem em motores de busca online micro e pequenas empresas que dificilmente teriam capacidade para se promoverem individualmente.

Em Portugal, a OBP selecionou um grupo de jovens universitários para percorrerem as ruas de Lisboa e identificarem empresas e negócios que são registados em diferentes plataformas digitais de forma totalmente gratuita. A maior parte dos 4.600 registos já contabilizados nos últimos dois meses resultou de um contacto direto que foi feito porta a porta nas freguesias das Avenidas Novas, Lumiar, Graça, Parque das Nações, Campo de Ourique, Alvalade, Areeiro, Olivais e Moscavide. Até ao final do mês de novembro, a OBP espera ultrapassar os cinco mil registos que estavam acordados com a União Europeia para esta primeira fase do programa.

O projeto está também a ser lançado na Alemanha (Berlim) e em Espanha (Madrid). Portugal (Lisboa) será, no entanto pioneiro, no lançamento da app UCG (User Generated Content), uma aplicação de registo, criada exclusivamente para este fim.

Veja aqui o vídeo explicativo do projeto:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/zMw_RAp11TE” frameborder=”0″ gesture=”media” allowfullscreen></iframe>

Retalho alimentar europeu cresce graças às lojas de conveniência e discount

desperdício

UE debate ações para diminuir o desperdício alimentar