Oiça este artigo aqui:
A Nestlé está a considerar alienar a Blue Bottle Coffee, a cadeia de cafés norte-americana que adquiriu em 2017 e que, na altura, foi valorizada em cerca de 700 milhões de dólares. A informação, avançada por várias fontes próximas do processo, reporta a Reuters, indica que o grupo suíço está a trabalhar com o banco de investimento Morgan Stanley para avaliar diferentes opções estratégicas, incluindo uma venda que poderá ocorrer com desvalorização face ao montante pago há sete anos.
A medida enquadra-se na estratégia do novo CEO, Philipp Navratil, que procura simplificar o portefólio da gigante alimentar e afastar-se da gestão direta de pontos de venda físicos. A tendência acompanha uma movimentação mais ampla no setor: também a Coca-Cola está a estudar a venda da sua cadeia Costa Coffee.
A Blue Bottle conta atualmente com cerca de 100 espaços nos Estados Unidos e na Ásia e comercializa ainda produtos da marca Blue Bottle, como cafés moídos e acessórios. Segundo fontes citadas, uma das hipóteses em análise passa por vender apenas as cafetarias, mantendo a Nestlé os direitos de propriedade intelectual da marca, permitindo-lhe continuar a vender produtos Blue Bottle no retalho.
Esta possível alienação soma-se a outras decisões recentes. Em julho, a Nestlé iniciou uma revisão estratégica de várias marcas de vitaminas, como Nature’s Bounty, Osteo Bi-Flex e Puritan’s Pride, bem como do seu negócio de marcas próprias nos EUA. O grupo planeia também desinvestir no segmento de águas, que inclui marcas icónicas como Perrier e S.Pellegrino.




