in

Mudança na presidência da Decathlon

Fabien Derville assumiu esta terça-feira, dia 4 de dezembro, a presidência da Decathlon.

O filho de Jeannette Mulliez substituiu no cargo Matthieu Leclercq, filho do fundador da empresa, Michel Leclercq, que assegurava a presidência desde 2012. Em julho, tinha anunciado a renúncia ao cargo, alegando que, “nos últimos 18 meses, não tinha tido liberdade para designar os seus conselheiros e não tinha melhorado a sua relação com os acionistas”, podia ler-se na carta que dirigiu à direção da Decathlon.

Segundo indicam os meios de comunicação franceses, esta mudança na presidência poderá significar que a família Mulliez, que é detentora de 45,5% do capital da empresa de desporto, não quer que prossiga a venda de marcas de terceiros, reduzindo a oferta unicamente às suas marcas próprias, como garantia de melhores preços para o cliente.

O novo presidente da Decathlon, Fabien Derville, tem 56 anos. Anteriormente, ocupou diversos cargos de responsabilidade em empresas detidas pela família Mulliez, como a Leroy Merlin, Norauto e Movibia. De acordo com o comunicado da empresa, conhece muito bem a Decathlon, da qual foi membro do conselho, na presidência do fundador.

Michel Leclercq, primo do fundador da Auchan, Gérard Mulliez, abriu a primeira loja Decathlon em 1976, nos arredores de Lille, junto a um hipermercado Auchan. Atualmente, são 1.400 pontos de venda, em 39 países, e vendas no valor de 11 mil milhões de euros, de acordo com dados de 2017.

Paulo Azevedo assina carta de líderes mundiais que pedem mais inovação e investigação

IKEA faz de Espanha o seu laboratório