in

Morosidade na América do Norte aumentará no segundo semestre

De acordo com o “Barómetro de Práticas de Pagamento”, divulgado pela Crédito y Caución, 33% das empresas nos Estados Unidos, 34% no Canadá e 40% do México esperam um aumento no número de clientes que vão atrasar os seus pagamentos por mais de 90 dias, gerando problemas de fluxo de caixa e um aumento nos prazos médios de pagamento.

Nos Estados Unidos, esta previsão afeta 83% das empresas do sector metalúrgico, 40% na construção e 33% das empresas de TIC e eletrónica. No Canadá, este é o caso de três em cada cinco empresas do sector da construção. No México, 64% das empresas de maquinaria e 54% de bens de consumo duradouro e construção preveem um aumento do tempo necessário para recuperar as faturas B2B em atraso. “Após 10 anos consecutivos de queda nas insolvências, prevemos que os atrasos nos pagamentos na América do Norte aumentem nos próximos meses. Trata-se de uma clara inflexão em relação ao ano passado, que se deve, principalmente, às mudanças na política comercial das administrações e à desaceleração da economia mundial que, além de nublar as perspetivas de insolvência, estão a exercer uma grande pressão sobre o comércio mundial. Isto expõe mais as empresas norte-americanas ao risco de incumprimento por parte dos seus clientes B2B. A gestão eficaz dos incumprimentos é uma das chaves para a longevidade de uma empresa. Neste sentido, o seguro de crédito continua a ser a ferramenta mais eficaz para construir um negócio com segurança“, explica o diretor regional da Atradius para os Estados Unidos, Canadá e México, David Huey.

Na expectativa de um aumento na morosidade, as empresas estão a tomar decisões para proteger os seus fluxos de caixa. Assim, 38% das empresas no México, 35% nos Estados Unidos e 30% no Canadá planeiam verificar com maior frequência a solvência dos seus clientes antes de oferecer condições de crédito. Além disso, 33% das empresas no Canadá, 28% nos Estados Unidos e 18% no México têm previsto aumentar as suas provisões para fazer face a atrasos nos pagamentos.

Makro disponibiliza palhinhas biodegradáveis

Apple Pay já está disponível para titulares de conta Visa em Portugal