in ,

Missão Continente reforça a sua atuação no combate à obesidade infantil

De acordo com os últimos números do Instituto Nacional de Saúde (INSA)/Direção-Geral da Saúde (DGS), acompanhados pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, 29,6% das crianças em Portugal têm excesso de peso e 12% são obesas. Portugal continua, assim, a ser dos países europeus com níveis de obesidade mais elevados, embora se tenha verificado uma tendência decrescente na prevalência de excesso de peso e obesidade, entre 2008 e 2019, de acordo com os dados COSI, da Organização Mundial da Saúde.

No âmbito da sua atuação para a promoção da alimentação e estilos de vida saudáveis, e a par de iniciativas como a Escola Missão Continente, a Missão Continente lança agora a nova edição do Donativo, definindo como foco o combate à obesidade infantil. As inscrições na edição 2019-2020 iniciam a 1 de outubro e terminam a 30 de novembro. Podem candidatar-se ao Donativo Missão Continente todas as entidades nacionais sem fins lucrativos, privadas ou públicas, incluindo escolas ou agrupamentos de escolas (do pré-escolar ao 2.º ciclo do ensino básico), ou associações do sector social reconhecidas pelo ministério competente, municípios e juntas de freguesia, entre outras.

O júri do Donativo Missão Continente será composto por entidades especialistas no tema, como o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, a Direção-Geral da Educação, a Associação Portuguesa de Nutrição e a Federação Portuguesa de Futebol. “Apesar dos últimos dados apontarem para uma diminuição, o excesso de peso e a obesidade entre as crianças portuguesas continuam a ser preocupantes e a merecer a nossa atenção. Uma alimentação equilibrada e uma correta prática de atividade física são fundamentais nesta etapa de vida”, afirma Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutrição (APN). A secretária geral da APN refere ainda que “a eficácia no combate à obesidade infantil também passa pelo compromisso dos diferentes agentes do sistema agroalimentar. É por este motivo que nos associamos a esta iniciativa da Missão Continente, que irá promover e apoiar projetos que podem contribuir para a prevenção da obesidade infantil em Portugal”.

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Missão Continente, reforça, assim, a sua atuação no âmbito da alimentação saudável, continuando a promover o desenvolvimento de projetos e iniciativas que sejam inovadores e que vão ao encontro das necessidades da sociedade atual, tendo a sensibilização e mobilização como seu foco central de atuação.

Maior oferta de iogurtes não gera mais procura

L´Oréal Portugal aposta na mobilidade verde