in ,

Miele aposta na agricultura vertical no lar com a compra da Agrilution

A Miele comprou a Agrilution Systems, uma startup alemã que oferece soluções de agricultura vertical no lar.

Este tipo de agricultura, baseado no cultivo por aeroponia, uma tecnologia que não requer terra, sol e água, faz crescer as plantas com base na humidade e no calor da luz artificial. Com este investimento, a Miele pretende responder às tendências e potenciar o estilo de vida saudável do consumidor. “Os núcleos urbanos têm cada vez mais habitantes, mas muitos deles se esforçam por viver de forma consciente e reclamar as suas liberdades individuais. Nesse sentido, a nossa estufa doméstica disponibiliza alface, ervas aromáticas e micro vegetais mais frescos diretamente na mesa”, afirma Maximilian Lössl, que fundou a Agrilution juntamente com Philipp Wagner.

Atualmente, a startup alemã oferece uma gama de 25 tipos diferentes de rebentos, ervas e vegetais, incluindo algumas menos conhecidas, como a couve pak choi vermelha ou a mostarda wasabina. As estufas da Agrilution permite produzir, ao longo de todo o ano, ingredientes aromáticos e nutritivos, através de um ecossistema autocontido com simples revestimentos de sementes, iluminação regulada, microclima controlado e irrigação automática. As soluções contam, inclusive, com uma app que informa sobre o processo de crescimento das plantas e dá instruções sobre o seu cuidado e colheita. Estes ecossistemas controlam-se praticamente sozinhos e oferecem produtos livres de pesticidas e outros contaminantes.

Com esta aposta, a Miele pretende impulsionar os projetos inovadores que contribuam para um futuro mais sustentável. O grupo alemão comprou a empresa Agrilution, GmbH, que se encontrava numa situação de insolvência após a ronda de financiamento a que se tinha proposto não ter logrado os resultados esperados, assim como a marca, o conhecimento e demais ativos, depois transferidos para a nova empresa Agrilution Systems, GmbH. Maximilian Lössl e Philipp Wagner são os diretores da nova empresa que, na Miele, conta com o apoio de de Gernot Trettenbrein, diretor da divisão de eletrodomésticos e CEO da Miele Venture Capital.

Publicidade

Publicidade

Exportações do sector do mobiliário e colchoaria atingem valor mais alto da década em 2019

Toyota Caetano Portugal com o melhor ano de encomendas