in ,

Mercadona vai começar a usar mega camiões para aprimorar logística

A Mercadona vai começar a usar os chamados megatrailers, ou mega camiões, para tornar a sua logística mais eficiente.

Os principais fornecedores logísticos da cadeia de supermercados adquiriam já estes mega camiões e estão a testá-los há alguns meses.

Estes veículos de grandes dimensões foram recentemente permitidos em Espanha. O DIA também está a testá-los na ligação dos centros logísticos de Azuqueca de Henares, em Guadalajara, e Dos Hermanas, em Sevilha.

Os mega camiões são um novo tipo de veículo articulado que pode ter 25,5 metros de comprimento máximo e levar até 60 toneladas de carga. O Carrefour integrou recentemente um destes veículos na sua cadeia logística, com o objetivo de reduzir o consumo global de combustível e a emissão de gases poluentes. O veículo diminui o impacto ambiental já que permite reduzir em até 30% o número de camiões em determinados trajetos, transportando o mesmo volume de mercadoria. As estimativas do Carrefour apontam para uma redução de 15% de emissões de dióxido de carbono por tonelada transportada.

As autoridades espanholas estão a acompanhar estes movimentos e a avaliar de que modo a circulação destes veículos de grandes dimensões poderá causar constrangimentos rodoviários e danos nas vias de circulação. Para já foi estabelecido que estes camiões apenas podem circular à velocidade máxima de 90 quilómetros por hora.

Publicidade

Ramirez acolhe apresentação da primeira emissão mundial de selos em lata de conserva

Omnicom

Dois portugueses em destaque no marketing mundial