in

Mercadona investe 27 milhões de euros em medidas de proteção do ambiente

Em 2016, a Mercadona investiu 27 milhões de euros em medidas destinadas a proteger o meio ambiente, segundo a sua memória anual, onde a cadeia reitera que “a proteção e o aproveitamento eficiente dos recursos naturais são elementos prioritários”.

A Mercadona dispõe de um sistema de gestão do meio ambiente próprio, centrado na otimização da logística e transporte sustentável, eficiência energética e redução dos resíduos.

No caso da logística, o objetivo é transportar mais com menos recursos. A frota de camiões é composta por veículos que cumprem as normas Euro 5 e Euro 6 e, ao mesmo tempo, está a trabalhar num sistema de distribuição urbana sustentável com camiões movidos a gás. A retalhista, que irá entrar no mercado português em 2019, está também a adotar medidas para um consumo energético mais eficiente.

O novo modelo de loja permite uma poupança de 40%. Além disso, graças à política de redução de resíduos, em 2016, a Mercadona reciclou 181 mil toneladas de papel e cartão, mais de 12 mil toneladas de plástico e quase 1.700 toneladas de madeira.

Nas lojas, foram recolhidas 164 toneladas de pilhas e uma tonelada de toners. Paralelamente, os resíduos gerados pelos pontos de venda estão a ser abordados através de uma gestão adequada dos pedidos, a venda a preço mais barato dos frescos e a doação de alimentos.

A Mercadona está também a apostar numa economia circular, ao converter os resíduos em recursos. Junto dos seus interfornecedores, os resíduos são tratados para serem recuperados como matéria-prima e convertidos em novos produtos.

Bruxelas dá luz verde à compra do negócio de impressão da Samsung pela HP

Henkel continua a procurar aquisições