in

Mercadona assina com sindicados espanhóis novo acordo coletivo

A Mercadona assinou com os representantes da União Geral de Trabalhadores (U.G.T.) e Comisiones Obreras (CC.OO.) o novo acordo coletivo da empresa, em Espanha, e o plano de igualdade. Ambos entrarão em vigor a 1 de janeiro e terão uma duração de cinco anos.

O novo acordo laboral “reforça o compromisso da Mercadona com o emprego estável e de qualidade, melhora as condições de trabalho que oferece ao mesmo tempo que consolida o seu compromisso de melhorar o poder de compra dos colaboradores“, com uma política de remuneração que envolve aumentos de 11% ao ano até ao quinto escalão e um aumento progressivo do salário base vinculado ao Índice de Preços no Consumidor (IPC).

A Mercadona também assinou com os representantes sindicais o plano de igualdade, com o qual consolida a sua linha de atuação a favor da igualdade de oportunidades, reforçando as metas alcançadas com o plano anterior. Em 2017, 47% das promoções em cargos executivos foram para mulheres. Por outro lado, “a equidade é um valor inalienável no modelo da companhia, que se aplica desde 1997 e de maneira transversal ao princípio de que ‘igual responsabilidade, o mesmo salário’“.

Este plano de igualdade também será implementado pela empresa em Portugal. Desde 1993, ano em que a Mercadona iniciou a implementação do seu modelo de qualidade total, a empresa não só promoveu a prática da igualdade entre mulheres e homens no acesso ao emprego, formação e promoção interna, mas também fomentou a conciliação da vida familiar e profissional.

As organizações sindicais e a Mercadona também acordaram a criação de um observatório conjunto com membros de todas as partes assinantes para proporcionar maior flexibilidade e eficiência à empresa no que diz respeito à introdução de melhorias relacionadas com os dias úteis e distribuição dos mesmos. Para tal, será pontualmente informado dos novos projetos que a Mercadona pretende implementar, o que permitirá ao observatório transmitir previamente à empresa recomendações relacionadas com a classificação profissional, com a jornada de trabalho ou a sua distribuição.

Publicidade

Publicidade

Mais de 40 multinacionais de moda comprometem-se a atingir zero emissões até 2050

Bosch testa combustível diesel totalmente renovável