Medway
in

MEDWAY investe 93 milhões de euros na aquisição de locomotivas elétricas e vagões

A MEDWAY assinou, com as empresas Stadler e Tatravagonka, o contrato para a aquisição de 16 locomotivas elétricas interoperáveis e 113 novos vagões, respetivamente.

O momento foi assinalado num encontro presenciado pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

Esta compra de material rolante mais eficiente e menos poluente, para reforçar a frota da MEDWAY, representa um investimento de 93 milhões de euros e constitui um contributo significativo para o sector ferroviário nacional e ibérico, inserindo-se na ambição europeia de promover este meio de transporte. “Este investimento traduz o compromisso da MEDWAY no esforço de melhorar a sua atividade e eficiência, de modo a corresponder aos desafios que hoje se colocam para fazer face ao programa de expansão em que estamos envolvidos, às exigências da descarbonização e da economia sustentável e, sobretudo, para corresponder às necessidades dos clientes e das suas cadeias logísticas”, afirma Bruno Silva, diretor geral da MEDWAY.

 

Locomotivas elétricas

As novas locomotivas, que deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, serão elétricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tração existente no mercado. Serão locomotivas interoperáveis, capazes de circular em toda a rede ferroviária eletrificada portuguesa e espanhola e preparadas para poderem circular em bitola UIC no futuro.

Estamos muito orgulhosos de assinar este contrato com a MEDWAY para adquirir 16 novas locomotivas EURO6000, que é mais um passo na nossa relação iniciada há mais de cinco anos. Estas locomotivas de seis eixos com uma capacidade de tração otimizada até 500 KN de esforço de tração permitirão puxar comboios mais longos e mais pesados, facilitando uma maior eficiência e flexibilidade na prestação dos seus serviços. Portugal é um mercado-chave no qual estamos a investir em todos os segmentos de veículos, tanto de carga, como de passageiros, adaptando-nos tanto quanto possível às necessidades de cada operador”, afirma Iñigo Parra, presidente da Stadler Division Spain.

Para a construção dos novos vagões para a MEDWAY, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia, contando com novos pavilhões, uma equipa reforçada e tecnologia de ponta.

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade faz parte do ADN da MEDWAY. Assim, este investimento em novas locomotivas elétricas e novos vagões reforça o compromisso da empresa com o ambiente e com os objetivos da União Europeia.

O transporte ferroviário eléctrico é o meio de transporte de mercadorias menos poluente, permitindo uma redução de cerca de 74% de emissões de CO2, face ao mesmo transporte por modo rodoviário.

Garcias

Garcias celebra 40 anos

Go Natural

Go Natural e Too Good To Go já salvaram mais de 10 mil refeições