As marcas totalizaram 1,7 milhões de menções nas redes sociais em Portugal, durante o ano de 2015, de acordo com dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.
O sector automóvel foi aquele que obteve um maior número de menções durante o ano, com mais de 375 mil, 22% do total. Segue-se a tecnologia e equipamentos, com mais de 237 mil.
Em termos globais, o Facebook representou 37% do total de menções recolhidas, as notícias online 32%, o Twitter 9%, assim como os blogs e fóruns, tendo os restantes meios analisados representado 3%.
Durante o ano, registou-se uma média de 4.775 menções por dia a estas marcas, tendo-se observado um mínimo diário de 1.575 menções no primeiro dia do ano e um máximo de 9.345 menções, no dia 10 de março, quando mais de mil menções foram observadas em sectores como automóveis, tecnologia e equipamentos, bancos e seguros e correios, telecomunicações e cabo. A 21 de dezembro também se registou um “pico” considerável, de 9.271 menções, um dia depois do anúncio do Banco de Portugal da venda do BANIF ao Santander Totta em contexto de resolução do banco.
Numa análise mensal, o mês de março acabou por ser aquele em que mais menções foram contabilizadas, superando as 195 mil, 11% do total anual.