in , , , , ,

Marcas ganham 117 milhões de euros com vitória de Portugal no Euro

Continente, Sagres, Meo, Galp, Novo Banco, Jogos Santa Casa, Nike, Hertz e Samsung poderão ganhar 117 milhões de euros caso Portugal vença o Euro 2016.

A previsão é da Cision, com base na exposição mediática que os patrocinadores oficiais da Seleção Nacional terão na comunicação social, em formatos não pagos, como equipamentos, logótipos em conferências de imprensa ou placards publicitários em treinos.

De acordo com os dados da Cision, que teve como base desta estimativa a exposição mediática gerada pelo Euro 2012, Mundial 2010, Euro 2008, Mundial 2006 e Euro 2004, garantidos estão, à partida, 78 milhões de euros, apenas por a equipa das Quinas participar na competição. Esse valor será depois progressivamente ampliado, até aos 117 milhões de euros, caso a Seleção se qualifique da fase de grupos para os oitavos de final, avance até à final e consiga vencer a competição.  Se chegar aos oitavos-de-final, o valor aumentar para 85 milhões de euros. Nos quartos-de-final, a estimativa é de 92 milhões de euros, ao passo que nas meias-finais o número ascende aos 101 milhões de euros.

A metodologia da Cision quantifica o tempo ou o espaço de exposição que as marcas têm na comunicação social, em espaço editorial através da sua associação à Seleção Nacional. A exposição é avaliada com base no custo das tabelas publicitárias de cada meio, ou seja, fazendo a equivalência ao que as marcas teriam de pagar para ter a mesma exposição através de inserções publicitárias.

No Euro 2012, o retorno mediático para os patrocinadores foi de 98,5 milhões de euros, altura em que a Selecção Nacional chegou às meias-finais.

Ricardo Araújo Pereira lidera claque portuguesa de apoio à Seleção Nacional

Jogos da Seleção afetam tráfego no retalho