in

Marcas da distribuição crescem mais em quase todas as categorias

Os bens de grande consumo apresentaram um dinamismo de 2,7%, segundo o Scantrends da Nielsen, relativo à quadrissemana de 30 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017.

As marcas da distribuição registaram um dos crescimentos mais altos desde o início de 2016 (+4,9%), confirmando-se a tendência de inversão da dinâmica face ao ano anterior. As marcas de fabricante cresceram 1,5% nesta quadrissemana.

Neste período, a alimentação cresceu 1,6%. As marcas de fabricante apresentaram um dos crescimentos mais baixos do último ano (-0,2%), ao contrário das marcas da distribuição, que cresceram 4,3% (sobre um período homólogo que decrescia 4,7%).

A categoria de bebidas foi a mais dinâmica, registando neste período um crescimento de 7,6% (sobre um período homólogo que já crescia 3,8%). Invertendo a tendência habitual, as marcas da distribuição (+10,6%) cresceram acima das marcas de fabricante (+7%), tendo passado de valores negativos nos períodos anteriores para um dos crescimentos mais altos dos últimos 12 meses.

Neste período, o sector da higiene do lar apresentou um crescimento de 3%. Esta é a única categoria em que as marcas de fabricante (+4,1%) registaram maior crescimento do que as marcas da distribuição (+0,5%).

A higiene pessoal apresentou um crescimento de 2,8% nesta quadrissemana. Embora sobre um período homólogo muito negativo (-4%), as marcas da distribuição (+9,9%) cresceram muito acima das marcas de fabricante (+0,4%), apresentando o maior crescimento desde o início de 2016.

Mais portugueses fazem controlo do orçamento familiar

Marcolino Sebo recebe três medalhas de ouro