in , , , ,

Marca própria ganha terreno na Europa

As marcas próprias ganharam, de uma maneira generalizada, quota de mercado na Europa, segundo os últimos dados do Anuário da Marca de Distribuidor 2015 da Private Label Manufacturers Association (PLMA).

De acordo com o estudo, realizado em colaboração com a Nielsen, as marcas da distribuição cresceram em 14 dos 20 mercados analisados. Nos países do norte da Europa, as MDD ganharam quota no Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Bélgica e Noruega. Já no sul, a sua quota aumentou em Espanha, Itália e Turquia. Além disso, em cinco países da Europa Central e de Leste também evoluíram positivamente, nomeadamente na Polónia, Áustria, República Checa, Hungria e Eslováquia.

Portugal é dos cinco mercados onde as MDD alcançam uma quota de mercado de 40% ou mais, a par do Reino Unido, da Alemanha, da Áustria e da Bélgica. Mas os valores mais expressivos são apresentados pela Suíça (53%) e por Espanha (52%).

Estas marcas estabeleceram já uma participação dominante na maioria das categorias de produtos e os dados mostram que representam mais de metade de todos os produtos de papel e higiene vendidos em 11 países, pelo menos metade dos congelados vendidos em 10 países e metade dos produtos para animais de estimação vendidos em nove países.

Publicidade

Adega de Borba lança edição especial numerada

Brites Vaz adquire empilhadores galvanizados à Toyota