in

Marca própria continua a ganhar quota de mercado em Itália

Devido a um ambiente de mercado mais fraco, a marca própria continua a crescer e a ganhar quota de mercado em Itália, à custa dos produtos “A-brand”, descobriu um estudo da IRI.

A expansão da oferta e uma maior segmentação de produtos são os principais impulsionadores da marca própria no mercado italiano, que nos últimos anos se adaptou às necessidades do consumidor de maneira mais rápida e eficaz, afirma a pesquisa.

Liderando o crescimento estão os segmentos de marcas próprias funcionais (+ 13,6%), premium (+ 11,9%) e orgânicas (+ 7,5%), demonstrando a capacidade das marcas de distribuição em oferecer produtos de qualidade a um preço acessível, em resposta a solicitações específicas do consumidor.

Nos primeiros nove meses de 2018, a marca própria cresceu 2% no mercado italiano, com uma participação que aumentou 0,5% em relação ao ano anterior, para 19,2%.

O volume de negócios de marca própria aumentou em 150 milhões de euros, para 7,7 mil milhões de euros. As promoções com base no preço no continuaram a cair, de 27,5% em setembro de 2017 para 27,1% em setembro de 2018.

Qualidade e preço continuam a ser os “drivers” estratégicos para o segmento de retalho italiano, segundo o estudo.

Vendas online de FMCG crescem 13%

Formas de pagamento em constante evolução