Elena Carasso, diretora de Online e Cliente da Mango
in

Mango espera alcançar os mil milhões de euros de faturação online em 2021

Empresa espera fechar 2020 com faturação próxima dos 800 milhões de euros no canal digital

A Mango, que foi uma das pioneiras do sector do retalho de moda a lançar o seu e-commerce, no ano 2000, está a obter números recorde nas vendas online. Desde o início deste ano até ao mês de outubro, a faturação online já ultrapassou em 5% os 564 milhões de euros alcançados em todo o ano de 2019, pelo que a empresa espera terminar este período com uma faturação de 800 milhões euros, o que representaria um aumento de mais de 40% face a 2019.

De acordo com Elena Carasso, diretora de Online e Cliente da Mango, “chegar a mil milhões de euros é algo que não poderíamos imaginar quando lançámos o e-commerce, no ano 2000. É um objetivo extremamente ambicioso, mas vamos usar todo o nosso esforço e entusiasmo para o alcançar. Contamos com uma excelente equipa de profissionais e estou convicta de que vamos conseguir”.

 

3 milhões de novos clientes digitais

O aumento das vendas online deve-se, em parte, aos quase três milhões de novos clientes digitais que a empresa conseguiu durante o ano, 900 mil dos quais foram captados durante os meses de confinamento, em que a faturação cresceu mais de 50%.

Nestes meses, e com o objetivo de fortalecer o e-commerce, a Mango levou a cabo diversas iniciativas para acompanhar o crescimento da procura, entre as quais destaca-se o movimento de mais de 200 mil peças do canal físico para o online para aumentar os stocks.

Além disso, a Mango adaptou os serviços à nova situação gerada pela Covid-19. A título de exemplo, o prazo de devolução foi ampliado para 60 dias.

Em paralelo, a empresa fez um significativo investimento em marketing digital, que representa um aumento de mais de 30% até esta altura do ano. Da mesma forma, a otimizou a comunicação com os clientes da sua base de dados, adaptando-a em conformidade com o perfil de cada utilizador.

Novos projetos

Para cumprir os objetivos traçados e continuar a ser uma empresa líder no desenvolvimento do negócio online, a Mango está a trabalhar num considerável número de projetos, de entre os quais se destaca a hiperpersonalização da experiência. A marca pretende alcançar uma maior relevância através da adaptação da jornada de compras do cliente de acordo com os seus interesses e preferências. Esta hiperpersonalização começa na fase de “awareness” e continua até à fase de fidelização e inclui todos os “touchpoints”: captação, comunicação direta nos diversos suportes, navegação em plataformas digitais, bem como a experiência de compra na loja física.

As novas tecnologias baseadas em inteligência artificial estão a ser utilizadas para melhorar o serviço de pós-venda. Da mesma forma, a empresa está a trabalhar no desenvolvimento de ferramentas de self service e automatização que agilizem qualquer operação que o cliente pretenda realizar relativamente a uma transação e, dessa forma, aumentar a sua satisfação.

A Mango está, ainda, a trabalhar na inclusão dos franchisings nas operações online, desenvolvendo diferentes níveis de integração, oferecendo, assim, serviços omnicanal que melhoram a experiência do cliente. O seu alcance vai desde a participação na faturação online na área de influência de uma loja, passando pelas operações com o stock da loja física (como, por exemplo, o serviço click & collect) ou a integração total.  A integração total consiste em delegar as operações online aos franchisings dos mercados mais longínquos, onde são os únicos operadores do parque de lojas físicas.

Super Bock Barrel Aged Premium Lager

Super Bock Selecção 1927 lança nova linha de cervejas envelhecidas em barricas de madeira

Bam&Boo_Pasta de Dentes Natural e Vegan All in One 1

The Bam & Boo lança a primeira pasta de dentes natural “all in one”