A Mango celebra três décadas em Portugal, onde abriu, há 30 anos em Cascais, a sua primeira loja fora de Espanha. Este ponto de venda foi inaugurado naquele que era o primeiro grande centro comercial regional de Portugal, o CascaiShopping.
A loja, que conta com uma área comercial de cerca de 460 metros quadrados e uma equipa de 15 trabalhadores, tem disponível exclusivamente a linha de mulher. Desde a sua inauguração, a 2 de novembro de 1993, já recebeu cerca de dois milhões de pessoas e comercializou mais de 2,6 milhões de produtos, entre os quais se incluem peças de vestuário, calçado e acessórios.
Desde outubro deste ano, após um processo de renovação, o ponto de venda passou a incorporar o conceito de New Med retail, que procura refletir o espírito da marca. A sustentabilidade e a integração arquitetónica desempenham um papel fundamental neste modelo, que concebe a loja Mango como uma casa mediterrânica com diferentes divisões, em que predominam os tons quentes e as cores neutras, combinado com materiais tradicionais, artesanais, sustentáveis e naturais, como a cerâmica, o tufo, a madeira, o mármore, o esparto e a pele.
O ponto de venda conta ainda com iluminação e ar condicionado ecoeficientes, provadores mais amplos, área de carregamento de dispositivos, Recycling Box, para a reciclagem de peças de vestuário, e uma zona de click & collect para o levantamento e a devolução de pedidos online, entre outros serviços.
Três décadas em Portugal
Portugal foi o primeiro mercado internacional da Mango. Em 1992, menos de uma década após o seu nascimento, a empresa abriu duas lojas em Coimbra e, posteriormente, em Cascais, o seu ponto de venda mais antigo no país.
Em 1996, a empresa deu os primeiros passos de um plano de expansão com mais de 30 pontos de venda, em 10 anos de operações no país. Entre as primeiras lojas da capital, destacam-se, no centro, a da Avenida Guerra Junqueiro e, na zona alta, a do Centro Comercial das Amoreiras.
Em 2014, a Mango iniciou a sua aposta nas macrolojas, abrindo o seu primeiro ponto de venda destas características em Setúbal, perto de Lisboa. A loja, com uma área de mais de mil metros quadrados, foi também a primeira do país a oferecer a linha infantil Mango Kids. A empresa abriu posteriormente mais duas “megastores” em Lisboa, assim como no Algarve (no centro comercial Forum), e Porto.
Coincidindo com o seu 25.º aniversário em Portugal, a Mango inaugurou duas “flagship stores” com as linhas de mulher, homem e criança. No início de 2017, a empresa abriu o seu maior ponto de venda do país até à data: uma “flagship store” com mais de 1.700 metros quadrados distribuídos por quatro pisos, em Lisboa, nos Armazéns do Chiado. No final do ano, a Mango abriu outra loja no centro da capital, na Praça dos Restauradores, no final da Avenida da Liberdade, a principal via de luxo da capital portuguesa. O ponto de venda, com mil metros quadrados distribuídos por três andares e uma grande escadaria de 34 toneladas e dez metros de altura, está localizado no histórico edifício Éden, um antigo teatro dos anos 30 de estilo art déco e convertido em cinema. Este novo espaço implicou um investimento total de 2,6 milhões de euros.
Em 2020, a empresa abriu o seu programa de fidelização omnicanal Mango likes you em Portugal, após o seu lançamento no ano anterior. A iniciativa visa criar uma ligação mais forte com os clientes através de Likes (pontos acumulados durante o processo de compra ou através da entrega de peças de vestuário para serem recicladas), com os quais podem usufruir de descontos em compras e aceder a experiências e serviços (como bilhetes de cinema, subscrições do Spotify, Dazn ou Daily Yoga), além de lhes dar a possibilidade de colaborar para projetos sociais que a Mango apoia.
Atualmente Mango conta com 51 pontos de venda em Portugal com uma área comercial superior a 21.100 metros quadrados, que inclui as linhas de mulher, homem e criança. A empresa está presente em praticamente todas as capitais de distrito do país, depois de ter aberto várias multilojas nos últimos anos. O canal físico representa 80% do volume de negócios da Mango em Portugal.
Os planos para o futuro da Mango em Portugal passam por alargar a oferta de linhas nas lojas em que atualmente se comercializa exclusivamente artigos de mulher. A empresa prevê também aumentar a superfície comercial no país, bem como renovar o parque de lojas.
Siga-nos no: