Mango resultados
Foto Shutterstock
in

Mango bate recorde de vendas em 2023

Apresenta novo plano estratégico para superar os 4.000 milhões em 2026

A Mango encerrou 2023 com resultados históricos, que lhe permitiram superar pela primeira vez os três mil milhões de euros de faturação. O volume de negócios da empresa ascendeu a 3.104 milhões de euros, mais 15% em relação a 2022.

Com a taxa de câmbio contínua, a faturação cresceu 20%. Com estes resultados, em 2024, ano de celebração do seu 40.º aniversário, a Mango abre uma nova etapa com a apresentação de um novo plano estratégico 2024-2026, denominado Plan 4E.

Toni Ruiz, diretor geral da Mango, considera que “num ambiente muito competitivo, a Mango, conseguiu aumentar significativamente as suas vendas, alcançando os melhores resultados da história da empresa e superando, pela primeira vez, os três mil milhões de euros de faturação. Os clientes valorizam e apreciam a proposta de valor diferencial da Mango. O trabalho realizado nos últimos anos está a dar os seus frutos: crescemos acima do mercado, somos rentáveis e estamos financeiramente sustentáveis”.

 

Resultados de 2023

O aumento da faturação em 2023 foi acompanhado por uma melhoria da rentabilidade, o que levou a Mango a terminar o ano com um resultado líquido de 172,1 milhões de euros, o que significa mais do que duplicar os 81 milhões de euros obtidos em 2022. Por seu lado, o resultado bruto de exploração (EBITDA) atingiu 533 milhões de euros, 22% mais do que em 2022.

A Mango está a acompanhar esta fase de forte crescimento com uma elevada taxa de investimento. Nesse sentido, a empresa sediada em Barcelona investiu um total de 187 milhões de euros no conjunto do ano, o que representa um aumento de 74% em relação ao valor de 2022. Lojas, logística e tecnologia preencheram o grosso do esforço de investimento. A empresa demonstra a sua forte posição financeira ao terminar o ano sem qualquer dívida líquida.

Em 2023, a empresa acelerou o desenvolvimento da sua rede de lojas, consolidando a sua aposta no canal físico com mais de 130 aberturas líquidas e 80 remodelações para atingir cerca de 2.700 pontos de venda em mais de 115 mercados em todo o mundo. Desta forma, a faturação do canal físico da Mango foi impulsionada, até superar, pela primeira vez, os dois mil milhões de euros. Por seu lado, o canal online consolidou o seu crescimento, superando pela primeira vez os mil milhões de euros (1.037 milhões de euros), o que representa 33% do total do grupo.

Por geografia, o negócio internacional significa 77% do total do negócio. Alguns dos países com melhores vendas durante o ano foram Espanha, França, Alemanha, Turquia ou Estados Unidos da América, que entraram no top 5 do ranking por volume de negócios apenas um ano após a abertura na 5.ª Avenida.

Por linhas de negócio, Man, Kids e Teen registaram uma forte evolução, com crescimentos próximos a 20% na sua faturação. A linha dedicada ao público masculino aumentou o seu volume de negócios, passando de 287 milhões para mais de 340 milhões de euros em 2023 e representa já 11% do total da faturação do grupo. Mango Kids e Teen registou um forte crescimento, aumentando as suas vendas de 207 milhões para 246 milhões de euros no final do ano e representa já 8% do total. Por seu lado, Woman mantém-se como o motor do negócio. A faturação desta linha superou, em 2023, os 2.500 milhões, mais 15% que no ano anterior.

Siga-nos no:

Google News logo

Inovretail Uber Direct

Portuguesa Inovretail associa-se à Uber Direct em Espanha para melhorar as soluções de entrega imediata

AEP missão empresarial

AEP prepara participação na FILDA